BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

UM ALUNO PSICOPATA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATANDO EXPERIÊNCIAS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Walk Loureiro, Arthur Romagna da Silva, Galdino Rodrigues de Sousa, Mário Silva de Oliveira, Michell Pedruzzi Mendes Araújo.

Resumo

O texto traz um relato de experiência por meio do qual são narradas algumas experiências sobre como foi trabalhar com a disciplina Educação Física durante o ano letivo de 2021 em uma escola da Rede Municipal de Educação de Vitória, Espírito Santo, com um aluno do nono ano do Ensino Fundamental com um diagnóstico (quase) fechado de psicopatia. Para além dos sentimentos e dos medos que a situação impôs ao docente responsável por essas aulas, o texto apresenta o processo de construção de conhecimento do professor responsável que o fez compreender as principais características de um sujeito psicopata e sua maneira de interagir com o mundo que o cerca. Como resultados aponta que o professor de Educação Física deve evitar trabalhar com grandes blocos de conteúdo que podem leva-los a estados de excitação como lutas e práticas corporais de aventura/radicais. Caso decida trabalhar com os mesmos, recomenda-se atenção redobrada e segurança reforçada tendo em vista a excitação que colocar-se em risco ou levar algum de seus colegas a se arriscar pode provocar em pessoas psicopatas. Por fim, o texto conclui ser papel da escola e de seus professores contribuir com o pleno desenvolvimento dos estudantes, independente deles serem psicopatas ou não.

Palavras-chave: Psicopatia. Educação Física. Cuidados. Perigos. Relato de experiência.

Abstract

This paper presents an experience report through which some experiences are narrated about what it was like to work with the Physical Education discipline during the 2021 school year in a school of the Rede Municipal de Educação de Vitória, Espírito Santo, with a ninth grade student of Elementary School with an (almost) closed diagnosis of psychopathy. In addition to the feelings and fears that the situation imposed on the teacher responsible for these classes, the text presents the process of construction of knowledge of the responsible teacher that made him understand the main characteristics of a psychopathic subject and his way of interacting with the world that surrounds him. As a result, it points out that the Physical Education teacher should avoid working with large blocks of content that can lead them to states of excitement such as fights and adventurous/radical bodily practices. If you decide to work with them, it is recommended that you pay extra attention and reinforce safety in view of the excitement that putting yourself at risk or taking one of your colleagues to take risks can cause psychopathic people. Finally, the text concludes that it is the role of the school and its teachers to contribute to the full development of students, regardless of whether they are psychopaths or not.

Keywords: Psychopathy. Physical Education. Care. Dangers. Experience report.

Palavras Chave

Walk Loureiro, Arthur Romagna da Silva, Galdino Rodrigues de Sousa, Mário Silva de Oliveira, Michell Pedruzzi Mendes Araújo.

Pesquisar artigos

Publicações