XADREZ E EDUCAÇÃO FÍSICA: POR UMA PEDAGOGIA SOCIAL E CRÍTICA
Mateus Cardoso Clemente, Galdino Rodrigues de Sousa, Walk Loureiro.
Este artigo problematiza o jogo de xadrez em uma perspectiva tradicional, do saber jogar, e em outra crítica-social, pautado, especialmente, em discussões decolonialistas e antirracistas. Faz isso a partir do desenvolvimento de um curso de formação continuada síncrono por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com professores de Educação Física (EF) dos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza, em um primeiro momento, como bibliográfica, buscando embasamento teórico sobre o xadrez e suas diversas possibilidades de trabalho pedagógico na EF, em um segundo momento, como de natureza aplicada e qualitativa, que busca desenvolver conhecimento e aplicá-lo valorizando subjetividades. Problematizar o processo de formação contínua de professores de EF na perspectiva do jogo de xadrez tradicional e também crítica-social se revelou uma tarefa árdua, porém um terreno potencialmente fértil e possivelmente inovador, com boa aceitação dos participantes.
Palavras-chave: Educação Física. Xadrez. Crítica. Antirracismo.
This paper problematizes the game of chess in a traditional perspective, of knowing how to play, and in another social criticism, based, especially, on decolonialist and anti-racist discussions. It does this from the development of a synchronous continuing education course through Information and Communication Technologies (ICT) with Physical Education (PE) teachers from the early years of elementary school. Methodologically, this research is characterized, at first, as bibliographical, seeking theoretical basis on chess and its various possibilities of pedagogical work in PE, in a second moment, as an applied and qualitative nature, which seeks to develop knowledge and apply it valuing subjectivities. Problematizing the process of continuing education of PE teachers from the perspective of the traditional chess game and also social-critical proved to be an arduous task, but a potentially fertile and possibly innovative ground, with good acceptance by the participants.
Keywords: Physical Education. Chess. Criticism. Anti-racism.
Mateus Cardoso Clemente, Galdino Rodrigues de Sousa, Walk Loureiro.