BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DO VOLEIBOL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOÃO DOS PATOS/MA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Edilma da Silva Soares, Marcos Antonio do Nascimento.

Resumo

Objetivo: analisar o uso de alguma base metodológica e/ou sistematização dos conteúdos de voleibol pelos professores de Educação Física ao implementar o voleibol nos anos finais (6° ao 9° anos) do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de São João dos Patos/MA. Métodos: A amostra foi constituída de 8 professores de educação física e 75 alunos do ensino fundamental II, com uma média de idade de 44,6 anos e 13,9 anos, respectivamente. Para cumprir o objetivo proposto, foi aplicado um questionário com 15 questões fechadas para os professores e um questionário com 8 questões fechadas para os alunos. O questionário foi aplicado entre setembro e outubro de 2022 em duas escolas da rede pública da cidade de São João dos Patos/MA, os resultados foram apresentados em percentual. Resultados: Todos os professores cursaram a disciplina de voleibol na graduação. Importante destacar que 25% dos docentes não aplicam voleibol por falta de recursos, 62% aplicam o voleibol de forma prática e teórica, porém 7% dos alunos dizem que as aulas são somente teóricas e 24% que as aulas são apenas de forma prática. Conclusão: Com base nos resultados, conclui-se que os professores abordam o voleibol em suas aulas apesar de enfrentarem dificuldades quanto aos materiais. Cursaram a disciplina de voleibol na graduação, no entanto, continuam buscando outras formas de adquirir conhecimento sobre a modalidade voleibol e trabalham a modalidade na teoria e na prática. Houve divergência com os alunos quanto ao tipo de aula adota pelos professores.

Palavras-chave: Voleibol. Ensino fundamental. Educação física.

Abstract

Objective: to analyze the use of some methodological basis and/or systematization of volleyball content by Physical Education teachers when implementing volleyball in the final years (6th to 9th years) of Elementary Education in Municipal Schools of São João dos Patos/ MA . Methods: The sample consisted of 8 physical education teachers and 75 elementary school II students, with an average age of 44.6 years and 13.9 years, respectively. To fulfill the proposed objective, a questionnaire with 15 closed questions was applied to teachers and a questionnaire with 8 closed questions to students. The questionnaire was applied between September and October 2022 in two public schools in the city of São João dos Patos/ MA, the results were presented in percentage. Results: All professors studied volleyball at graduation. It is important to highlight that 25% of the professors do not apply volleyball due to lack of resources, 62% apply volleyball in a practical and theoretical way, but 7% of the students say that the classes are only theoretical and 24% that the classes are only practical. Conclusion: Based on the results, it is concluded that teachers approach volleyball in their classes despite facing difficulties regarding materials. They studied volleyball at graduation, however, they continue to seek other ways to acquire knowledge about the volleyball modality and work with the modality in theory and practice. There was disagreement with the students regarding the type of class adopted by the teachers.

Keywords: Volleyball. Elementary school. Physical education.

Palavras Chave

Edilma da Silva Soares, Marcos Antonio do Nascimento.

Pesquisar artigos

Publicações