CONCEPÇÕES TEÓRICAS E ATUAÇÕES PRÁTICAS NO JUDÔ: AS PERSPECTIVAS DE PAIS, PROFESSORES E PRATICANTES
Glauber Bedini de Jesus, Adriane Beatriz de Souza Serapião, Fernanda Moreto Impolcetto.
Compreender como o judô é concebido pelos atores que o vivenciam, possibilita entendimentos que favorecem possíveis transformações de seu ensino. O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre as concepções teóricas e as atuações práticas no judô a partir das percepções de pais/responsáveis, professores e praticantes sobre a modalidade. O estudo contou com a participação de 74 voluntários ligados à vivência do judô, que responderam um questionário com questões fechadas e abertas. Essas foram analisadas a partir da estatística descritiva e da estatística inferencial – para as assertivas de escala Likert – e da metodologia de análise de conteúdo – para as dissertativas. Verificou-se que a concepção dos participantes se mostra heterogênea, com um entendimento que se aproxima tanto de elementos tradicionais como modernos. Praticantes (58,33%) e professores (37,50%) revelaram não ter conhecimento a respeito dos princípios do judô, ao mesmo tempo em que foram unânimes em dizer que o judô trabalha com valores, porém evidenciaram que na prática esses são ensinados sem a devida intervenção, de forma diretiva e prescindindo do diálogo. Verificou-se uma incongruência entre o que os participantes esperam da prática do judô e a forma como ele é, de fato, vivenciado. Essa inconsistência entre o que se espera estar fazendo e o que realmente se faz na prática da modalidade pode ser resultado de um processo de ensino que, aparentemente, não considera os conhecimentos produzidos historicamente em torno do judô como ponto de partida para suas intervenções, principalmente aqueles relacionados aos saberes conceituais e atitudinais.
Palavras-chave: Atitude. Valores. Princípios. Ensino. Aprendizagem.
Understanding how Judo is conceived by the actors who experience it, enables understandings that favor possible transformations in its teaching. The objective of this study was to verify the relations between the theoretical conceptions and the practical performances in Judo from the perceptions of parents/guardians, teachers and practitioners about the sport. The study had the participation of 74 volunteers connected to the Judo experience, who answered a questionnaire with closed and open questions. These were analyzed using descriptive statistics and inferential statistics - for the Likert scale assertions - and content analysis methodology - for the dissertations. We verified that the participants' conception is heterogeneous, with an understanding that is close to both traditional and modern elements. Practitioners (58.33%) and teachers (37.50%) revealed they have no knowledge about the principles of Judo, while they were unanimous in saying that Judo works with values but showed that in practice these are taught without the proper intervention, in a directive way and without dialogue. There was an incongruence between what the participants expect from the practice of judo and how it is, in fact, experienced. This inconsistency between what one expects to be doing and what is actually done in the practice of judo may be the result of a teaching process that apparently does not consider the knowledge historically produced around judo as a starting point for its interventions, especially those related to conceptual and attitudinal knowledge.
Keywords: Attitude. Values. Principles. Teaching. Learning.
Glauber Bedini de Jesus, Adriane Beatriz de Souza Serapião, Fernanda Moreto Impolcetto.