PERFIL DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REGIÃO DE MINAS GERAIS
Júnia Garcia França Mota, Juliano Magno, Carlos Eduardo Corrêa Molina.
A proposta deste estudo foi a de apresentar o perfil da participação dos alunos do ensino médio da região sul de Minas Gerais nas aulas de Educação Física Escolar, a cada ano, vêm apresentando um alto índice de evasão escolar em relação às aulas de Educação Física. O questionário, instrumento de investigação sobre Educação Física Escolar e seu desenvolvimento foi orientado pela professora da disciplina Educação Física no Ensino Médio e devidamente aplicado por graduandos do 5º Período de Educação Física das Faculdades ASMEC (Sul de Minas). O questionário foi aplicado a 491 alunos matriculados em escolas particulares e públicas. Os pontos investigados no questionário se prenderam a: freqüência e nas aulas, motivos que levam à participação nas aulas, conhecimentos tratados nas aulas, importância ou aplicação da Educação Física na vida e cotidiano do indivíduo. Na pesquisa não se considerou aspectos como turno e sexo do indivíduo e sim a média de idade dos indivíduos e o nível escolar em que o mesmo se encontrava. A partir da análise das informações obtidas, observou-se poucas disparidades entre as escolas públicas e particulares no que diz respeito às análises feitas, considerando, contudo, o número reduzido de alunos de escolas particulares pesquisados, em relação às escolas públicas. Apesar de um maior percentual apresentado a favor da freqüência, é necessário avaliar a questão dos motivos que têm levado os alunos à prática da disciplina. Em percentual considerável é observado uma prática por motivos de exigência e obrigatoriedade por parte da escola e pais o que mostra a falta de interesse da maioria pela disciplina dentro da escola. Apesar de ter sido evidente uma Educação Física não somente prática, observa-se a partir das análises feitas uma necessidade de se rever as estratégias utilizadas na aplicação dos conhecimentos necessários para que os mesmos sejam desenvolvidos mediante à motivação e interesse do aluno. É necessário uma revisão no que diz respeito aos conhecimentos a serem desenvolvidos na Educação Física já que, a partir dos dados analisados observou-se uma prevalência da prática de esportes institucionalizados em detrimento a conteúdos que desenvolvem a autonomia e qualidade de vida do aluno. Aliado a outros fatores analisados, a prioridade para o desenvolvimento de atividades esportivas institucionalizadas pode estar determinante na falta de legitimidade e interesse e exclusão de muitos alunos da disciplina, favorecendo consequentemente, um grande número de evasão de alunos das aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio.
Palavras chave: Educação Física, ensino médio.
Júnia Garcia França Mota, Juliano Magno, Carlos Eduardo Corrêa Molina.