BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

RELAÇÕES DE PODER NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Silvana Reis dos Anjos, Sandra Soares Della Fonte.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as relações de poder nas aulas de Educação Física, a partir da realização de um estudo de caso etnográfico em uma escola de ensino fundamental do município de Serra (ES). A coleta de dados foi realizada mediante a técnica da observação participante em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Os estudos de Michel Foucault que tratam da noção de poder como governo ou conduta compuseram a base teórica da pesquisa. Ao enfatizar as relações por essa orientação, verificou-se a existência do exercício cotidiano do controle do corpo, mas, igualmente, de condutas de resistência que se traduziram na urgência de ampliação de práticas de condução, que permitam o exercício da liberdade e da criação

Palavras-chave: Relações de Poder. Resistência. Governo. Corpo.

Abstract

           This article aims to discuss power relations in Physical Education classes, based on an ethnographic case study conducted in an elementary school in the county of Serra (ES), Brazil.  Data collection was carried out using the participant observation technique applied on a group of the first year of elementary school. The theoretical basis of the research was composed of Michel Foucault's studies that deal with the notion of power as government or conduct. By emphasizing relationships through this perspective, it was found that there is a daily exercise of body control, but also resistant behaviors that translate into the urgency of expanding conduct practices that allow for the exercise of freedom and creation.

Keywords: Power Relations. Resistance. Government. Body.

Palavras Chave

Silvana Reis dos Anjos, Sandra Soares Della Fonte.

Pesquisar artigos

Publicações