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QUALIDADE DO SONO DE CRIANÇAS PRÉ ESCOLARES PARTICIPANTES DE INTERVENÇÃO COM 12 SEMANAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

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Autor(es)

Jussara Bastos Santana da Silva, Dafne Souto Macedo, José Alex Almeida Borges, Letícia Borburema de Oliveira, Taís Feitosa da Silva.

Resumo

Introdução: a prática de exercício físico, se estimulada desde a infância, proporciona à criança benefícios de saúde, e entre eles é sugerido o benefício da qualidade do sono. Objetivo: avaliar a qualidade do sono de crianças pré-escolares antes e após intervenção com exercício físico. Métodos: estudo longitudinal realizado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Participaram 22 crianças de 4,64 ± 0,5 anos (54,5% meninos) e foi avaliada a qualidade do sono através do questionário do sono Reimão e Lefèvre (QRL). A intervenção durou 12 semanas, sendo 2 vezes na semana, 40 minutos/sessão, com atividades que aprimoram habilidades motoras fundamentais de estabilização, locomoção e manipulação de objetos, desenvolvidas de forma lúdica utilizando músicas. Foi realizado o Teste de Qui-quadrado no software SPSS v.24, nível de confiança=95%. Resultados: ocorreu uma redução dos percentuais de crianças que demoram mais de 15 minutos para adormecer - insônia (36,4% para 31,8%, p=0,008), assim como das que rangem os dentes durante a noite - bruxismo (26,3% para 15,8%, p=0,005), também ocorreu diminuição dos percentuais de crianças que urinam durante o sono a noite - enurese (42,9% para 38,1%, p=0,000), que falam dormindo - sonilóquio (62,0% para 57,1%, p=0,000) e que roncam durante o sono - distúrbio respiratório do sono (38,1% para 14,3%, p=0,000). Conclusões: os parâmetros da qualidade do sono de pré-escolares que participaram de intervenção com exercício físico melhoraram após 12 semanas interventivas.

Palavras-chaves: Atividade física. Distúrbios do sono. Pré-escolar.

Abstract

Introduction: the practice of physical exercise, if stimulated since childhood, provides children with health benefits and among them is suggested the benefit of sleep quality. Objective: to evaluate the sleep quality of preschool children before and after intervention with physical exercise. Methods: longitudinal study carried out at the University Center of João Pessoa (UNIPÊ). Participants were 22 children aged 4.64 ± 0.5 years (54.5% boys) and their sleep quality was assessed using the Reimão and Lefèvre sleep questionnaire (QRL). The intervention lasted 12 weeks, twice a week, 40 minutes/session, with activities that improve fundamental motor skills of stabilization, locomotion and manipulation of objects, developed in a playful way using music. The Chi-square Test was performed in SPSS v.24 software, confidence level=95%. Results: there was a reduction in the percentage of children who take more than 15 minutes to fall asleep - insomnia (36.4% to 31.8%, p=0.008), as well as those who grind their teeth during the night - bruxism (26, 3% to 15.8%, p=0.005), there was also a decrease in the percentage of children who urinate during sleep at night - enuresis (42.9% to 38.1%, p=0.000), who talk in their sleep - somniloquy (62.0% to 57.1%, p=0.000) and who snore during sleep - sleep-disordered breathing (38.1% to 14.3%, p=0.000). Conclusions: the sleep quality parameters of preschool children who participated in the intervention with physical exercise improved after 12 intervention weeks.

Keywords: Physical activity. Sleep disorders. Preschool.

Palavras Chave

Jussara Bastos Santana da Silva, Dafne Souto Macedo, José Alex Almeida Borges, Letícia Borburema de Oliveira, Taís Feitosa da Silva.

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