PERFIL DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA EM ESCOLINHAS DE INICIAÇÃO AO FUTSAL
Márcio Leandro Sales Melo; Victor Aragão Sales; Yuri Freitas Sampaio; Danilo Lopes Ferreira Lima; Fernanda Goersch Fontenele.
O futsal é considerado um dos três esportes mais populares do Brasil. Sua popularidade tem levado muitas crianças a matricular-se em escolinhas de iniciação dessa modalidade. Essa escolinha proporciona o primeiro contato da criança com o esporte e sua permanência ou não nesta modalidade está vinculada muitas vezes à competência do profissional. Assim, pretendeu-se com este estudo traçar o perfil do profissional que trabalha em escolinhas de iniciação ao futsal. A coleta de dados constou de um questionário com perguntas fechadas. O índice de retorno dos questionários foi de 80%. Os resultados deste estudo evidenciaram que a média de idade dos professores foi de 31,81±7,7 anos. Dos 16 professores que participaram do estudo, 10 (31,25%) eram acadêmicos de cursos de Educação Física, enquanto 4 (25%) tinham curso superior completo. Quanto ao tempo que trabalham como professores das escolinhas 8 (50%) já trabalham a mais de 5 anos e 4 (25%) trabalham entre 3 a 5 anos. O caráter recreativo foi o objetivo da escolinha mais ressaltado pelos professores (62,5%). Destaca-se ainda, que 68,75% dos pesquisados têm registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física) e há uma preocupação entre os professores de atualizar-se com freqüência. Concluiu-se que o presente estudo poderá ser usado como parâmetro para se estabelecer o perfil do profissional que trabalha nas escolinhas de futsal em Fortaleza.
Palavras chave: Esportes, profissional, futsal.
Márcio Leandro Sales Melo; Victor Aragão Sales; Yuri Freitas Sampaio; Danilo Lopes Ferreira Lima; Fernanda Goersch Fontenele.