BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

DISCURSOS DOS DOCENTES DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA EM DIÁLOGOS COM AS PROPOSTAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Valéria Matos Leitão de Medeiros, Jocileide Bidô Carvalho Leite, Betânia do Carmo Rodrigues Gomes, Maria Zuleide da Costa Pereira.

Resumo

O objetivo deste estudo foi entender os discursos dos docentes do componente curricular Educação Física identificando os possíveis diálogos com as propostas para o Ensino Técnico Integrado ao Médio. Em relação ao cenário da pesquisa: o local foi o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias, câmpus João Pessoa. Os sujeitos da pesquisa foram formados por uma amostra de N=07 docentes de Educação Física, de ambos os sexos, incluídos na pesquisa por adesão em participar do estudo. Os instrumentos que possibilitaram provisoriamente a apreensão dos sentidos no que tange aos docentes de Educação Física foram: a) entrevista semiestruturada; b) mapa de linguagem escrita - questionário. Verificamos nos sentidos dos discursos dos docentes que a Educação Física é sui generis, pois os docentes acreditam que não estão integrados na área técnica e nem na área de linguagem e percebem um distanciamento com os demais componentes: a) Enfatizam que o componente é realmente diferente, pois, a sala de aula e a vestimenta dos docentes de Educação Física e dos alunos são diferenciadas; b) Percebem o esporte como um facilitador nas mudanças sociais e comportamentais da formação do cidadão; c) Identificamos práticas docentes ressignificadoras, que abrem espaço para o desenvolvimento de várias atividades práticas, objetivando desde a valorização do corpo, treinamento para jogos, preparação para o mercado de trabalho, até o processo de humanização dos estudantes. Assim, entendemos que alguns dos sentidos dos documentos oficiais se articulam fixando contingencialmente sentidos dos discursos dos docentes de Educação Física.

Palavras-chaves: Educação Física. Ensino Médio. Currículo.

Abstract

The aim of this study was to understand the discourses of teachers of Physical Education curricular component identifying possible dialogues with the proposals for Enviromental Integrated Middle School. In relative to the scenario of the research: the location was the Federal Institute of Education, Science and Technology, João Pessoa campus. The study subjects were formed by a sample of N = 07 teachers of Physical Education, of both sexes, included in the research by adhesion to participate. The instruments that provisionally allowed the apprehension of meaning in terms of Physical Education teachers were: (i) semi-structured interviews; (Ii) written language map - questionnaire. We found in the meaning of speeches of teachers that physical education is suis generis, because teachers believe they are not integrated into the technical area and neither in the language area and perceiving a gap with the other components. Emphasize that the component is really different, because the classroom and the dress of teachers of Physical Education and students are differentiated; (ii) They perceive the sport as a facilitator in the social and behavioral changes in the formation of the citizen; (iii) We identify re-imagining teacher practices, which makes room for the development of various practical activities, aiming since the valorization of the body, training for games, preparation for the labor market, as well as the process of humanization of students, so we understand that some meanings of the official documents articulate setting contingently some meaning of the discourses of teachers of Physical Education.

Keywords: Physical Education. Secondary Education. Curriculum.

Palavras Chave

Valéria Matos Leitão de Medeiros, Jocileide Bidô Carvalho Leite, Betânia do Carmo Rodrigues Gomes, Maria Zuleide da Costa Pereira.

Pesquisar artigos

Publicações