BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEITOS TEÓRICOS A PARTIR DE PERSONAGENS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

 Ielson José dos Santos,  Marta Baggio Bippus, Fernanda Jardim Maia, Carita Pelição, Afonso Antonio Machado.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma experiência exitosa publicada relacionando-a com outras propostas constantes nas bases de dados pesquisadas sobre o uso de histórias em quadrinhos na apresentação de conteúdos da disciplina de Educação Física. Trata-se de um trabalho desenvolvido por um professor de Educação Física em uma escola localizada no Vale do Paraíba/SP. O docente criou personagens típicos de história em quadrinhos para abordar conteúdos teóricos das modalidades esportivas para alunos do Ensino Fundamental II, durante os anos de pandemia da Covid-19. O objetivo do trabalho analisado foi o de apresentar uma prática pedagógica de sucesso na inserção do conteúdo teórico da disciplina de Educação Física de forma mais atrativa para os jovens durante o período pandêmico, tendo como suporte o uso dos Recursos Educacionais Digitais (RED’s), uma vez que a Educação Física não seria realizada de forma presencial. Os resultados evidenciam que esse modelo de trabalho pode ser utilizado de forma bastante satisfatória por professores de outras áreas de conhecimento, principalmente, Língua Portuguesa, Arte, Matemática, inclusive fora do período pandêmico. Além do material desenvolvido pelo professor, foi realizado um levantamento de artigos produzidos no mesmo período que contemplassem o conteúdo de Educação Física e, também, a utilização de histórias em quadrinhos para abordar o conteúdo teórico. Foram encontrados 6 trabalhos. Apesar de um número pequeno de produções, todas se mostraram ferramentas muito eficazes e atrativas para o público destinatário, isso considerando a margem de alunos desinteressados nas aulas de Educação Física presencial, seja por falta de habilidades físicas, interesses pessoais, seja por falta de conhecimento técnico.

Palavras-chave: Educação Física escolar. Desenvolvimento Humano e tecnologias. Recursos Educacionais Digitais.

Abstract

This article presents an analysis of a successful published experience, relating it to other proposals contained in the researched databases. This is a work developed by a Physical Education teacher in a school located in Vale do Paraíba/SP. The teacher created typical comic book characters to address the theoretical content of sports for Elementary School II students in the years of the Covid-19 pandemic. The objective of the work was to present a successful pedagogical practice in the insertion of the theoretical content of the Physical Education discipline in a more attractive way for young people during the pandemic period, supported by the use of Digital Educational Resources (RED's), since physical education would not be carried out in person. The results showed that this work model can be used, quite satisfactorily, by teachers from other areas of knowledge, mainly, Portuguese, Art, Mathematics, even outside the pandemic period. In addition to the material developed by the teacher, we surveyed articles produced in the same period that covered physical education content and also the use of comics to address the theoretical content. Six studies were found, despite a small number of productions, all of which proved to be very effective and attractive tools for the target audience, considering the margin of students disinterested in face-to-face physical education classes, whether due to lack of physical skills, personal interests, or due to lack of technical knowledge.

Keywords: School physical education. Human development and technology. Digital Educational Resources

Palavras Chave

 Ielson José dos Santos,  Marta Baggio Bippus, Fernanda Jardim Maia, Carita Pelição, Afonso Antonio Machado.

Pesquisar artigos

Publicações