ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS PRÁTICAS CIRCENSES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE IBIRITÉ.
Paola Luzia Gomes Prudente
A Educação Física, em uma abordagem do currículo cultural, objetiva promover a reflexão e entender as manifestações culturais que envolvem o movimento. Dentre essas manifestações esse texto vai abarcar especificamente a reflexão sobre as práticas circenses como conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física Escolar. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é analisar a inserção das práticas circenses nas aulas de Educação Física, em escolas públicas do ensino fundamental, na cidade de Ibirité/MG. Participaram desta pesquisa 41 professores/as e para a produção dos dados foi utilizado um questionário on-line elaborado pela própria pesquisadora, com 27 questões abertas e fechadas. O questionário foi dividido em quatro seções: 1) Informações Pessoais; 2) Informações sobre a formação e atuação profissional; 3) Experiências e vivências com práticas circenses; 4) Ensino de práticas circenses. Para a coleta de dados, após a aprovação do comitê de ética, foi utilizada a técnica de snowball ou bola de neve para contactar os/as professores/as, encaminhar o Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o questionário online para ser respondido. Os resultados obtidos a partir do questionário on-line foram analisados de forma descritiva e qualitativa percebendo-se que dos/as 41 professores/as que participaram desta pesquisa apenas seis abordavam a temática nas suas aulas. Entre os motivos para a não inserção das práticas circenses nas aulas de Educação Física estão a falta de formação inicial e continuada, a falta de vivência/experiência e a infraestrutura inadequada.
Palavras-chave: Conteúdos Culturais. Práticas Circenses. Educação Física Escolar.
Physical Education, in a cultural curriculum approach, aims to promote reflection and understand the cultural manifestations that involve the movement. Among these manifestations, this text will specifically cover the reflection on circus practices as content to be worked on in School Physical Education classes. In this context, the objective of this study is to analyze the insertion of circus practices in Physical Education classes, in public elementary schools, in the city of Ibirité/MG. 41 teachers participated in this research and an online questionnaire prepared by the researcher was used for data production, with 27 open and closed questions. The questionnaire was divided into four sections: 1) Personal Information; 2) Information about training and professional performance; 3) Experiences with circus practices; 4) Teaching circus practices. For data collection, after approval by the ethics committee, the snowball or snowball technique was used to contact the teachers, forward the Terms of Free and Informed Consent (TCLE) and the online questionnaire to be answered. The results obtained from the online questionnaire were analyzed descriptively and qualitatively, realizing that of the 41 teachers who participated in this research, only six addressed the theme in their classes. Among the reasons for not including circus practices in Physical Education classes are the lack of initial and continuing training, lack of experience/experience and inadequate infrastructure.
Keywords: Cultural Contents. Circus Practices. School Physical Education.
Paola Luzia Gomes Prudente