BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PERCEPÇÃO DA AUTOEFICÁCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA FRENTE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Luís Henrique Panata Tomaz, Rubian Diego Andrade, Beatriz Dittrich Schmitt, Érico Pereira Gomes Felden, Diego Grasel Barbosa.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de autoeficácia de professores frente à inclusão de alunos com deficiência na Educação Física Escolar e sua relação com a formação profissional. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da rede Municipal de São José, Santa Catarina, Brasil. Foi aplicado um questionário com questões sobre formação acadêmica e experiências profissionais, além da Escala sobre Autoeficácia Docente (EAED) e escalas sobre a capacidade e segurança na inclusão dos alunos com deficiência nas aulas. Verificaram-se correlações positivas entre a percepção da capacidade de inclusão e a pontuação total da EAED (p=0,048) e entre a capacidade de inclusão e as questões da EAED relacionadas à capacidade de criar boas questões para os alunos (p=0,035), encorajar a criatividade (p=0,007), responder a alunos desafiadores (p=0,001), implementar estratégias alternativas (p=0,045) e providenciar desafios apropriados para os alunos muito capazes (p=0,014). Ademais, observou-se contribuição da formação continuada na pontuação das questões referentes à capacidade de motivar os alunos (p=0,029) e fazer com que eles sigam as regras (p=0,033). Conclui-se que, apesar de dificuldades relatadas, os professores de Educação Física investigados, cujos relatos destacaram a importância da formação continuada e apresentaram uma alta autoeficácia docente frente à inclusão de alunos com deficiência em suas aulas.

Palavras-chave: Autoeficácia. Educação Física e Treinamento. Inclusão Escolar.

Abstract

 The objective of the present study was to investigate the perception of self-efficacy of teachers regarding the inclusion of students with disabilities in Physical Education at School and its relationship with professional training. The sample consisted of 13 Physical Education teachers from the municipal network of São José, Santa Catarina, Brazil. A questionnaire was applied with questions about academic training and professional experiences, in addition to the Teaching Self-Efficacy Scale (EAED) and scales about capacity and safety in including students with disabilities in classes. There were positive correlations between the perception of inclusiveness and the total score of EAED (p=0.048) and between inclusiveness and EAED questions related to the ability to create good questions for students (p=0.035), encourage creativity (p=0.007), respond to challenging students (p=0.001), implement alternative strategies (p=0.045), and provide appropriate challenges for very capable students (p=0.014). Furthermore, a contribution of continuing education was observed in the scores of questions referring to the ability to motivate students (p=0.029) and make them follow the rules (p=0.033). It is concluded that, despite the reported difficulties, the Physical Education teachers investigated, whose reports highlighted the importance of continuing education, showed high teaching self-efficacy regarding the inclusion of students with disabilities in their classes.

Keywords: Self Efficacy. Physical Education and Training. Mainstreaming, Education.

Palavras Chave

Luís Henrique Panata Tomaz, Rubian Diego Andrade, Beatriz Dittrich Schmitt, Érico Pereira Gomes Felden, Diego Grasel Barbosa.

Pesquisar artigos

Publicações