POSSIBILIDADES PARA O ENSINO ORIENTADO NA COMUNICAÇÃO: PARA A REALIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE “AULAS ABERTAS ÀS EXPERIÊNCIAS”
Rodrigo Tetsuo Hirai; Carlos Luiz Cardoso.
A Concepção “Aberta” no Ensino da Educação Física escolar brasileira têm apontado para que se orientem as aulas na comunicação (Grupo de Trabalho Pedagógico UFPe-UFSM, 1991). Esta pesquisa teve como objetivo apreender, em uma experiência de ensino na Educação Física Infantil, possibilidades pedagógicas para a realização desta orientação. A pesquisa se deu pela observação, registro e interpretação de aulas realizadas em um Núcleo de Educação Infantil (NEI) no município de Florianópolis. Utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória-descritiva. Para a interpretação das aulas utilizou-se como método a hermenêutica, a arte de compreender. Do trabalho realizado, foram abertas duas possibilidades para a realização do ensino orientado na comunicação: o olhar interpretativo e as rodas de conversa.
Palavras chave: comunicação; Aulas Abertas; Educação Física escolar; Educação Física Infantil.
Rodrigo Tetsuo Hirai; Carlos Luiz Cardoso.