O STEP GAME APPROACH COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DO VOLEIBOL POR MEIO DE JOGOS
Leonardo Rebelato Bortoletto, Thomás Augusto Parente, Fernanda Moreto Impolcetto.
O Voleibol no Brasil, esporte de grande popularidade, se insere em diferentes ambientes de ensino, nos quais, questiona-se como se dá esse processo, uma vez que há uma prevalência de intervenções marcadas pelo ensino dos gestos técnicos. Por outro lado, existem propostas metodológicas atuais que diferem desse modelo, como o Step Game Approach (SGA), com foco no ensino da tática e da técnica específicas para o voleibol, cujo acesso pelos profissionais atuantes mostra-se relevante. O objetivo do presente estudo foi de elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem-treinamento para o ensino do voleibol baseado na abordagem do Step Game Approach e divulgá-la por meio das TIC. Compreende esse estudo de duas etapas: a) construção de 24 minijogos de voleibol a partir do SGA; e b) construção de um blog para divulgação desses jogos, que contou com três publicações explicativas e uma organização em que os jogos criados respeitassem as quatro fases propostas pela abordagem. Ressalta-se que esses jogos disponibilizados são uma possibilidade para os profissionais e podem ser adaptados, conforme a realidade encontrada por esses, a fim de serem implementados no ensino e que o uso das TIC podem ser uma importante ferramenta para alcançar essas propostas que avançam no ensino e rompem com o modelo de ensino dos gestos técnicos do voleibol.
Palavras-chave: Voleibol. Abordagem de ensino. Aprendizagem. Profissionais de Educação Física. Tecnologias.
Volleyball in Brazil, a sport of great popularity, is part of different teaching environments, in which the question arises as to how this process takes place, since there is a prevalence of interventions marked by the teaching of technical gestures. On the other hand, there are current methodological proposals that differ from this model, such as the Step Game Approach (SGA), with a focus on teaching tactics and technique, specific to volleyball, whose access by active professionals is relevant. The aim of this study was to develop a teaching-learning-training proposal for teaching volleyball based on the Step Game Approach and to disseminate it through ICT. This study comprises two stages: a) the construction of 24 volleyball mini-games using the SGA; and b) the construction of a blog to disseminate these games, which included three explanatory publications and an organization in which the games created respected the four phases proposed by the approach. It should be emphasized that these games are a possibility for professionals and can be adapted, according to the reality they encounter, in order to be implemented in teaching and that the use of ICT can be an important tool to achieve these proposals that advance teaching and break with the model of teaching volleyball technical gestures.
Keywords: Volleyball. Teaching approach. Learning. Physical Education professional. Technologies.
Leonardo Rebelato Bortoletto, Thomás Augusto Parente, Fernanda Moreto Impolcetto.