ENSINO DO SKATE NA ESCOLA, UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA FUNDAMENTAL II
Amarildo Domingos Mendes, Dirck Durães da Silva, Gustavo Dias de Paula, Vanessa Senra de Oliveira Fernandes Siqueira, Cesar Miguel Momesso dos Santos.
A Educação Física em âmbito escolar vem se renovando e seus conteúdos tradicionais dando espaço a novas metodologias de ensino, ampliando as possibilidades de práticas corporais. Mesmo com esse interesse para o novo, o despreparo e a falta de estudos e artigos sobre os esportes radicais abordados não são suficientes para o desenvolvimento e aplicação nas aulas de educação física. Assim o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento bibliográfico das propostas metodológicas de práticas corporais que possam ser utilizadas para desenvolver a modalidade de práticas corporais de aventura/skate nos anos finais do ensino fundamental II, assim como propõe a BNCC. Como processo metodológico buscamos artigos a partir de periódicos indexados em 3 bases de busca (CAPES, SCIELO e SCOPUS) com idioma em português. Para localização dos artigos, utilizamos os seguintes descritores: “skate”, “educação física”, “escola”, “metodologia”, conjugados com os termos "booleanos and” e/ou “or”. Partimos então de um total de 1725 artigos localizados sobre a temática, onde apenas 2 atenderam aos critérios estabelecidos. Como resultado observamos que poucos artigos abordam diretamente a temática skate nas escolas, com poucas abordagens de propostas metodológicas levando a uma série de problemas para a implantação nas aulas. Concluímos assim que é necessário mais investimento e pesquisas sobre a temática, para subsidiar a prática do professor de educação física escolar, e em conformidade com a proposta trazida pela BNCC.
Palavras-chave: Metodologia De Ensino. Educação Física Escolar. Skate. BNCC.
Physical Education at school level has been renewed and its traditional contents have given way to new teaching methodologies. Even with this interest in something new, the lack of preparation and lack of studies and articles on the extreme sports covered are not sufficient for the development and application in physical education classes. Thus, the objective of the present study was to carry out a bibliographical survey of methodological proposals for body practices that can be used to develop the modality of adventure/skate body practices in the final years of elementary school II, as proposed by the BNCC. As a methodological process, we searched for articles from periodicals indexed in 3 search bases (CAPES, SCIELO and SCOPUS) in Portuguese. To locate the articles, we used the following descriptors: “skate”, “physical education”, “school”, “methodology”, combined with the terms “Boolean and” and/or “or”. We then started from a total of 1725 articles located on the topic, where only 2 met the established criteria. As a result, we observed that few articles directly address the topic of skateboarding in schools, with few approaches to methodological proposals leading to a series of problems for implementation in classes. more investment and research on the subject, to support the practice of school physical education teachers, and in accordance with the proposal brought by BNCC.
Keywords: Teaching Methodology. School Physical Education. Skateboard. BNCC.
Amarildo Domingos Mendes, Dirck Durães da Silva, Gustavo Dias de Paula, Vanessa Senra de Oliveira Fernandes Siqueira, Cesar Miguel Momesso dos Santos.