BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

PERFIL DOS MONTANHISTAS DA CIDADE DE CURITIBA/PR E REGIÃO METOPOLITANA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Willian Ribeiro dos Santos, Julia Stefany dos Santos Ferreira, Lucas Lima Gonçalves, Karini Borges dos Santos, Gilmar Francisco Afonso. 

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil sociodemográfico e esportivo dos montanhistas da cidade de Curitiba/PR e região metropolitana. A metodologia é qualitativa e descritiva, na qual participaram 327 montanhistas de ambos os sexos, maiores de 18 anos de idade, residentes na referida área. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário adaptado contendo 17 questões fechadas de múltipla escolha. Os dados foram transformados em porcentagens e analisadas por meio de estatística descritiva, com base nos conceitos de capital, distinção social, oferta e demanda, de Pierre Bourdieu. Este estudo revelou que o perfil dos montanhistas é caracterizado, predominantemente, por homens jovens que desfrutam de boas oportunidades de emprego e possuem uma renda condizente com seu nível socioeconômico. O montanhismo desempenha um papel significativo em suas vidas como uma prática enraizada que a maioria deles exerce há mais de quatro anos. Para eles, o montanhismo é uma forma de lazer distintiva que oferece uma pausa das tarefas cotidianas, compartilhada principalmente com amigos.

Palavras-chave: Montanhismo. Trekking. Hiking. Perfil sociodemográfico e esportivo. Distinção social.

Abstract
The objective of this research was to identify the sociodemographic and sports profile of mountaineers in the city of Curitiba/PR and metropolitan area. The methodology is qualitative and descriptive, in which 327 mountaineers of both sexes, over 18 years of age, residing in the referred area, participated. Data collection was performed using an adapted questionnaire containing 17 multiple-choice closed questions. Data were transformed into percentages and analyzed using descriptive statistics, based on Pierre Bourdieu's concepts of capital, social distinction, supply and demand. This study revealed that the profile of mountaineers is predominantly characterized by young men who enjoy good job opportunities and have an income consistent with their socioeconomic level. Mountaineering plays a significant role in their lives as an ingrained practice that most of them have been practicing for over four years. For them, mountaineering is a distinctive form of leisure that offers a break from everyday tasks, shared mostly with friends.
Keywords: Mountaineering. Trekking. Hiking. Sociodemographic and sport profile. Social distinction.
Palavras Chave

Willian Ribeiro dos Santos, Julia Stefany dos Santos Ferreira, Lucas Lima Gonçalves, Karini Borges dos Santos, Gilmar Francisco Afonso. 

Pesquisar artigos

Publicações