JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Douglas Yuji Takeda Violin, Claudio Kravchychyn, Alexandre Miyaki da Silveira, Anselmo Alexandre Mendes, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
O estudo teve por objetivo analisar a aplicabilidade do conteúdo judô na educação física escolar a partir do planejamento e aplicação de uma unidade de ensino junto a uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência sob os pressupostos da pesquisa-ação, que contou com a participação de um professor e de 22 alunos de uma escola da rede estadual de educação da cidade de Maringá/PR. Para a intervenção foram elaborados em conjunto (professor da turma e pesquisadores) um plano de unidade composto por 10 aulas (cinco encontros de duas aulas geminadas cada) sob o tema “judô”, e planos de aula para cada um dos cinco encontros, que foram planejados, aplicados e avaliados também coletivamente. As aulas foram ministradas integralmente pelo professor da turma, na presença e com o apoio dos pesquisadores. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha de observação de atividade docente. Concluiu-se que o conteúdo específico “judô”, vinculado nas diretrizes curriculares do estado do Paraná ao conteúdo estruturante básico “lutas de aproximação”, planejado e ministrado nos moldes descritos na presente pesquisa, atende ao preconizado para o componente curricular educação física na etapa de formação estudada, com potencial para contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Educação Física Escolar. Lutas. Judô.
The study aimed to analyze the applicability of judo content in school physical education based on the planning and implementation of a teaching unit with a 6th grade elementary school class. This is a report of experience under the assumptions of action research, which included the participation of a teacher and 22 students from a state school in the city of Maringá/PR. For the intervention, a unit plan consisting of 10 classes (five meetings of two twinned classes each) on the theme of “judo” was jointly developed (class teacher and researchers). Lesson plans for each of the five meetings were also planned, implemented and evaluated collectively. The classes were taught entirely by the class teacher, in the presence and with the support of the researchers. Data collection was carried out through a teaching activity observation form. It was concluded that the specific content “judo”, linked in the curricular guidelines of the state of Paraná to the basic structuring content “close combat”, planned and taught in the manner described in this research, meets the recommendations for the physical education curricular component in the training stage studied, with the potential to contribute significantly to the students' formative process.
Keywords: Elementary Education. School Physical Education. Fights. Judo.
Douglas Yuji Takeda Violin, Claudio Kravchychyn, Alexandre Miyaki da Silveira, Anselmo Alexandre Mendes, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.