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PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO DA IMAGEM DO ÁRBITRO DE FUTEBOL NO MARKETING ESPORTIVO: UM ESTUDO REALIZADO NO CAMPEONATO PARANAENSE 2007

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Autor(es)

Luiz Carlos Pereira

Resumo

O árbitro de futebol está cada vez mais em evidência, a modalidade de futebol exige um alto grau de investimentos financeiros e a cobrança dos torcedores e patrocinadores sobre os clubes de futebol tende a aumentar, devido às expectativas em torno do espetáculo que uma equipe pode proporcionar durante uma partida. A compra por direitos de transmissão dos campeonatos estaduais envolve milhões, e o trabalho de marketing sobre o evento tem várias ramificações, são placas de publicidade no estádio, patrocínio de camisetas de atletas, publicidade durante a transmissão tanto pela tv quanto pelo rádio. O estudo teve como objetivo analisar dez partidas da fase classificatória do Campeonato Paranaense de Futebol da primeira divisão de 2007, assim verificar a média de tempo em que a equipe de arbitragem de futebol aparece na tela de televisão e compará-la com a exposição da imagem dos atletas durante os jogo transmitido pela televisão RPC – rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo. Verificou-se que do tempo total de 4:22’:27 de exposição da equipe de arbitragem durante os jogos, a média foi de 26’15” por partida, sendo 27,46% em relação ao tempo total de jogo. Observou-se que durante essa exposição não há nenhum tipo de exploração na imagem do árbitro envolvendo patrocinadores, tratando-se de um espaço inexplorado pelo marketing durante à transmissão de uma partida de futebol, em que segundos são preciosos para a exposição de uma marca, podendo assim a equipe de arbitragem, se tornar uma nova opção do marketing no futebol. 

Palavras chave: Árbitro. Futebol. Marketing. Atleta. Campeonato Paranaense.

Abstract
Palavras Chave

Luiz Carlos Pereira

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