BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE O CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

 Flavia Fernandes de Oliveira, Thulyo Lutz, Sergio de Lima Trinchão, Silvana Maria Bruno Vaz, Silvio de Cassio Costa Telles.

Resumo

Muitos professores de Educação Física apresentam resistências e dificuldades com relação ao ensino da dança como conteúdo das aulas de Educação Física. Desta forma, o objetivo foi realizar um levantamento dos estudos brasileiros sobre a utilização do conteúdo dança nas aulas de Educação Física, através do Scoping Review.  O método baseou-se no Scoping Review de Arksey & O'Malley , em que  foram encontrados em 10 estudos distribuídos entre quatro regiões do Brasil (norte, nordeste, sul e sudeste). Apesar da diversidade cultural, as categorias apresentadas nos estudos foram: a dança como atividade utilitarista, a proposta pedagógica de dança nas aulas de Educação Física e a dança nos documentos oficiais e nos currículos locais.  Concluímos que através dos estudos encontrados a dança é pouco tematizada nas aulas de Educação Física.

Palavras-chaves: Educação Física. Dança. Conteúdo. Ensino.  

Abstract

Many physical education teachers have resistance and difficulties in teaching dance as theme in physical education classes. Therefore, the objective was to conduct a survey of Brazilian studies on the use of dance theme in physical education classes, through the Scoping Review. The method was based on the Scoping Review by Arksey & O'Malley, which found 10 studies distributed among four regions of Brazil (north, northeast, south and southeast). Despite the cultural diversity, the categories presented in the studies were dance as a utilitarian activity, the pedagogical proposal of dance in physical education classes and dance in official documents and local curricula. We concluded that, through the studies found, dance is very little used in physical education classes.

Keywords: Physical Education. Dance. Content. Teaching.

Palavras Chave

 Flavia Fernandes de Oliveira, Thulyo Lutz, Sergio de Lima Trinchão, Silvana Maria Bruno Vaz, Silvio de Cassio Costa Telles.

Pesquisar artigos

Publicações