BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A PLATAFORMA PROFESSOR ONLINE DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BRUSQUE/SC: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Lucas Vitor Baumgärtner, Tchiago Brigo, Bruna Bernardes Coelho Pereira, Maria Alzira Leite.

Resumo

O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem transformado a prática docente. A transição do sistema analógico para o digital trouxe benefícios como a centralização de dados e o fácil acesso às informações, otimizando o trabalho de professores e da gestão escolar. O objetivo do artigo é apresentar como o professor de Educação Física no contexto da Educação Física utiliza a plataforma “Professor Online” da rede municipal de Educação de Brusque/SC (SEME) para registrar o planejamento e avaliação das aulas. Este estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, analisa esse dispositivo digital a partir de relato de experiência de docentes atuantes na rede. A pesquisa revela que a plataforma vem se tornando uma TIC eficaz, contudo seu uso ainda apresenta entraves, como a necessidade de atualizações constantes do sistema, formação adequada dos profissionais para o uso das suas funcionalidades e adequação do seu layout para representar a rotina diária dos professores. Os resultados deste estudo indicam que a plataforma “Professor Online” tem se revelado um recurso digital promissor para otimizar a gestão documental e aprimorar o acompanhamento das práticas pedagógicas. No entanto, para que sua eficácia seja plenamente alcançada, é fundamental que a tecnologia seja adaptada às necessidades dos educadores e que haja a implementação de uma formação continuada, garantindo seu uso qualificado e integrado às práticas docentes.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Professor Online. Educação Física. Planejamento. Avaliação.

Abstract

The use of Information and Communication Technologies (TIC) has transformed teaching practice. The transition from the analogue to the digital system brought benefits such as data centralization and easy access to information, optimizing the work of teachers and school management. The objective of the article is to present how Physical Education teachers in the context of Preschool use the “Professor Online” platform from the Brusque/SC municipal education network to plan and evaluate classes. This study, with a qualitative and descriptive approach, analyzes this device digital tool based on experience reports from teachers working in the network. The research reveals that the platform has become an effective ICT, however its use still presents obstacles, such as the need for constant system updates, adequate training of professionals to use its functionalities and adaptation of its layout to represent the teachers' daily routine. It is concluded that the “Professor Online” platform has proven to be a digital tool that can optimize document management and facilitate the monitoring of pedagogical practices, benefiting all users. However, adapting the technology to the needs of educators and implementing ongoing training to use the tool are essential to maximize the effectiveness of the TIC in question.

Keywords: Information and Communication Technology. Online Teacher. Physical Education. Planning. Evaluate.

Palavras Chave

Lucas Vitor Baumgärtner, Tchiago Brigo, Bruna Bernardes Coelho Pereira, Maria Alzira Leite.

Pesquisar artigos

Publicações