O USO DE NADADEIRAS EM BEBÊS DURANTE AULAS DE NATAÇÃO
Caio Graco Simoni da Silva
Este estudo investigou os efeitos do uso de nadadeiras em bebês durante um ano de aulas de natação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional e longitudinal (Thomas; Nelson; Silverman, 2012), que acompanhou cinco bebês desde os 3 meses até os 16 meses de idade. As 129 sessões foram gravadas, totalizando 47 semanas, com três sessões semanais de uma hora cada. Durante os primeiros oito meses, os bebês não usaram nadadeiras; a partir dos 11 meses de idade, começaram a utilizar nadadeiras flexíveis de silicone durante os últimos 12 minutos de cada aula. As nadadeiras escolhidas (Aquanaut Baby, silicone, transparentes, com faixa ajustável) proporcionaram conforto e proteção aos pés dos bebês. Observou-se aumento do deslocamento submerso em apneia (de 1 m para até 3 m), maior propulsão das pernas, confiança para explorar o ambiente aquático e decisões autônomas durante os deslocamentos. O uso moderado e planejado das nadadeiras mostrou-se benéfico para o desenvolvimento motor e para a autonomia dos bebês no meio líquido.
Palavras-chave: Natação para bebês. Nadadeiras. Pequisa observacional. Desenvolvimento motor. Apneia.
This study investigated the effects of using fins in babies during one year of swimming lessons. This descriptive, observational, and longitudinal research (Thomas; Nelson; Silverman, 2012) followed five babies from 3 to 16 months of age. A total of 129 sessions were recorded over 47 weeks, with three weekly sessions of one hour each. During the first eight months, the babies did not wear fins; from the age of 11 months, they began using flexible silicone fins for the final 12 minutes of each lesson. The chosen fins (Aquanaut Baby, silicone, transparent, adjustable strap) provided comfort and protection for the babies’ feet. An increase in underwater displacement in apnea (from 1 m to up to 3 m), greater leg propulsion, confidence in exploring the aquatic environment, and autonomous decision-making during displacements were observed. The moderate and planned use of fins proved beneficial for motor development and autonomy of the babies in the water.
Keywords: Baby swimming. Fins. Observational research. Motor development. Apnea.
Caio Graco Simoni da Silva