BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS E ESTADOS EMOCIONAIS: INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOLOGIA DO ESPORTE

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Tiago Nicola Lavoura, Afonso Antonio Machado.

Resumo

UMO Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como procedimentos metodológicos um questionário com questões abertas, e posteriormente fazendo uma análise de conteúdo das respostas adquiridas, este trabalho teve como objetivo verificar qual é a compreensão que os professores de Educação Física possuem sobre os estados emocionais, e se tais professores, que atuam com crianças que praticam atividade física e esporte, seja no âmbito da Educação Física Escolar, com alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental, seja no contexto das escolinhas de esporte, com aluno de categorias mirim (11 – 12 anos), infantil (13 – 14 anos) e juvenil (15 – 16 anos), sabem definir corretamente três emoções consideradas eminentemente presentes em seus contextos situacionais, sendo elas, a ansiedade, o medo e a vergonha. Entendendo que o ser humano não consegue se desassociar do seu aspecto afetivo, e que tal afetividade constitui a chave para a compreensão de seus valores, atitudes, ações e condutas, tal preocupação vem à tona no âmbito das discussões teóricas e permeando as aulas de Educação Física, pressupondo-se um perfil humanístico para a área em questão. Palavras chave: Estados emocionais, ansiedade, medo e vergonha.

Abstract
Palavras Chave

Tiago Nicola Lavoura, Afonso Antonio Machado.

Pesquisar artigos

Publicações