BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE DO GRUPO MUSCULAR ISQUIOTIBIAL ENTRE INDIVÍDUOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Diego Soares de Freitas; Danilo Lopes Ferreira Lima; Liana Maria Carvalho Braid, Kristiane Mesquita Barros Franchi, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro.

Resumo

O propósito do presente estudo foi avaliar a flexibilidade do grupo muscular isquiotibial em indivíduos praticantes do método Pilates. Participaram deste estudo 10 indivíduos de ambos os gêneros, com uma média de idade de 50,5 ± 16,14 anos, que estavam praticando o método há pelo menos 6 meses. O local selecionado foi a Academia Mix Fitness situada na cidade de Fortaleza, a qual tem um espaço apropriado para prática do método Pilates. Para avaliação da flexibilidade utilizou-se dois testes: o de sentar e alcançar (Banco de Wells), onde os resultados aparecem em centímetros e o teste de flexão do quadril com o joelho estendido (em graus), utilizando o flexímetro. Os resultados médios da flexibilidade foram 34,5 ± 9,75 cm e 93,5 ±10,85 graus, respectivamente. Para efeitos comparativos foram utilizadas as referências de classificação da flexibilidade do Canadian Standadized Test of Fitness (CSFT) adaptada por Pinheiro e Gorla (1987) para teste de sentar e alcançar e para a flexão de quadril em graus os valores (≥ 90º) descritos por Monteiro (2006). Comparando-se os resultados obtidos com os valores de referência os praticantes do método Pilates apresentaram resultados tidos como excelentes. Concluiu-se que a prática do método Pilates parece proporcionar aos praticantes um bom nível de flexibilidade dos músculos ísquiotibiais.

Palavras chave: Flexibilidade, método, Pilates.

Abstract
Palavras Chave

Diego Soares de Freitas; Danilo Lopes Ferreira Lima; Liana Maria Carvalho Braid, Kristiane Mesquita Barros Franchi, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro.

Pesquisar artigos

Publicações