COMPARAÇÃO DA FUNÇÃO FÍSICA E PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO DE ATLETAS DE VOLEIBOL DE PRAIA APÓS TREINAMENTO FÍSICO NA AREIA E NA QUADRA
Francisco Henrique Moreira da Silva; Ricardo Lima dos Santos, Alexandre Igor Araripe Medeiros, Danilo Lopes Ferreira Lima; Rossman Prudente Cavalcante.
Neste estudo experimental com abordagem quantitativa, a amostra foi composta por 5 atletas de voleibol de praia, participantes do Circuito Brasileiro da modalidade com mais de 2 anos de treinamento específico, experiência anterior de treinamento na quadra e que participam de um programa regular de preparação física específica. Os atletas foram submetidos rigorosamente a um único treino físico na areia e em quadra coberta, sendo realizada uma série de testes antes e após cada um dos treinos, sendo as diferenças entre os resultados apresentadas através das freqüências absolutas e analisadas através do teste t de “student”. Os resultados mostraram que os atletas percebem o esforço na quadra maior que na areia; a freqüência cardíaca de esforço durante e após o treino físico foi maior após o treino na quadra; a comparação entre as médias observadas antes e após o treino físico na areia e na quadra mostrou que a perda de peso corporal e a redução da velocidade de deslocamento foram significativas apenas após o treino na areia. Na comparação entre as médias de peso corporal, impulsão vertical e velocidade de deslocamento após o treino físico na areia e na quadra não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes.
Palavras chave: Voleibol, esforço, aptidão, física
Francisco Henrique Moreira da Silva; Ricardo Lima dos Santos, Alexandre Igor Araripe Medeiros, Danilo Lopes Ferreira Lima; Rossman Prudente Cavalcante.