BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ATITUDE DE ALUNAS E ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE VIÇOSA – MG

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Vilma Canazart dos Santos, Maximiliano Tito Martins de Souza

Resumo

A participação ou não dos alunos nas aulas de Educação Física pode estar relacionada ao sentimento e, ou crenças construídas ao longo dos anos de escolarização, o que determina uma predisposição do aluno, ou seja, sua atitude. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo identificar e analisar a atitude de alunos e alunas da 8ª série do ensino fundamental de escolas públicas do município de Viçosa - MG, construída nas aulas de Educação Física, ao longo dos anos de escolarização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo numa abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o questionário como instrumento de coleta de dados. A amostra foi constituída de 146 sujeitos, sendo 82 do sexo feminino e 64 do sexo masculino. Os dados coletados foram sistematizados e agrupados em categorias analíticas, que possibilitam identificar atitudes positivas de alunos e alunas em relação à Educação Física Escolar. O componente curricular, o professor, a estrutura escolar, os colegas e o próprio indivíduo apresentam-se como agentes que parecem estar interferindo positiva ou negativamente nessas atitudes. Todavia, a interferência de maior destaque se deu na figura do professor, na medida em que, não orienta, não está atento à realização das atividades e não diversifica o conteúdo, levando, assim, à sua excessiva repetição e ao desinteresse por parte dos alunos em relação à aula, o que, parece interferir diretamente nas formas de participação, nos sentimentos e na aquisição de conhecimento dos indivíduos. Palavras chave: Educação Física Escolar, atitude.

Abstract
Palavras Chave

Vilma Canazart dos Santos, Maximiliano Tito Martins de Souza

Pesquisar artigos

Publicações