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A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es)

Bruno Santos de Lara, Ana Claudia Santurbano Felipe Franco.

Resumo

Acredita-se que a grande maioria dos professores de educação física que ministra aula no ensino médio, avalia seus alunos apenas pelo critério de freqüência, sem levar em consideração o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e cultural do discente no interior das aulas, sua participação, seu interesse, suas vivências e muitos outros fatores. É relevante que os docentes saibam trabalhar com diferentes modalidades, critérios e instrumentos de avaliação que preconizem o desenvolvimento e a faixa etária da população que será trabalhada para que se possam atingir os objetivos propostos.  A partir destas observações o presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar as modalidades, critérios e instrumentos de avaliação do processo ensino-aprendizagem da Educação Física no Ensino Médio, em escolas públicas e particulares da cidade de Campinas-SP. Além disso, buscou identificar se os docentes conheciam e aplicavam a avaliação do processo ensino-aprendizagem segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esta investigação caracterizou-se pelas Pesquisas Bibliográficas e de Campo segundo, Mattos, Rosseto Jr e Blecker (2004). Em um primeiro momento, foi realizada uma Revisão Bibliográfica relacionada à avaliação de ensino-aprendizagem, a Educação e a Educação Física referente ao Ensino Médio. Em um segundo momento, foi realizado uma pesquisa de campo com uma população de estudo de 14 docentes de Educação Física do Ensino médio: sendo 10 docentes de 10 escolas públicas e 4 provenientes de 3 escolas particulares da cidade de Campinas-SP. De fato, foi elaborado um questionário específico contendo questões abertas e fechadas de acordo com as orientações do Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Assim, os resultados expressaram em seu desenvolvimento: i) os objetivos da Educação no Brasil, ii) avaliação: uma visão geral e a iii) avaliação da Educação Física no Ensino Médio. A partir das informações obtidas através dos resultados encontrados na pesquisa de campo, pode-se observar que a população estudada tem, em sua maioria: i) 30 a 39 anos, ii) distribuída igualmente entre ambos os sexos, iii) são casados, iv) nascidos no estado de São Paulo e v) já exercem sua função docente no Ensino Médio num período que varia de 1 a 5 anos. Pode-se concluir também, que estes docentes em sua maioria trabalham com instrumentos, critérios e modalidades de avaliação que são tradicionalmente utilizados. Em decorrência, acredita-se que potencialmente, os alunos não alcançaram o seu desenvolvimento integral, conforme preconiza os PCNs e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. Além disso, observou-se que a maioria destes professores conhece o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem a respeito da avaliação, mas nem todos os utilizam na elaboração de suas avaliações no início e no decorrer do ano letivo. Com estes resultados, pôde-se concluir que a maior parte dos profissionais participantes da pesquisa não possui conhecimentos atualizados a respeito de como avaliar seus alunos, na busca de um desenvolvimento integral destes.   

Palavras-chave: Educação Física, Educação, Ensino Médio, Avaliação.

Abstract
Palavras Chave

Bruno Santos de Lara, Ana Claudia Santurbano Felipe Franco.

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