A CULTURA DE JOGAR E BRINCAR DA CRIANÇA NO ESPAÇO FÍSICO DA RUA
Hergos Ritor Froes de Couto, Tânia Mara Vieira Sampaio.
O presente estudo teve como objetivo verificar a freqüência em que crianças brincam na rua durante a semana, quais as brincadeiras e jogos mais praticados por elas e se estas atividades são incorporadas na escola onde estudam nas aulas de Educação Física. Para isso, entrevistou-se 35 crianças com idade variando de 10 a 12 anos, sendo todos estudantes da mesma escola, que está localizada na periferia de Guarulhos-SP. Destaca-se a grande variação na freqüência em que as crianças brincam na semana. Além disso, os jogos mais citados pelos alunos como os preferidos foram o futebol e o voleibol. As brincadeiras mais citadas foram o pega-pega e o esconde-esconde. Dos jogos e brincadeiras mencionados, o futebol, o voleibol e o pega-pega são os que os alunos aprendem na rua e que são incorporados nas aulas de Educação Física Escolar. Concluiu-se que os aspectos do tempo e espaço são imprescindíveis para a construção da cultura da criança e percebe-se a predominância da prática de modalidades esportivas na produção da cultura construída na rua e que estão presentes também no âmbito escolar.
Palavras-chave: Brincadeiras, jogos, cultura e rua.
Hergos Ritor Froes de Couto, Tânia Mara Vieira Sampaio.