AS DIMENSÕES CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL DA DANÇA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
Heraldo Marconi da Costa Teixeira, Gisele Maria Schwartz, Danilo Santiago, Graziela Pascom Caparroz.
O presente estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo explorar as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal do conteúdo da cultura corporal de movimento relativo à dança, desenvolvido na Educação Física Escolar. Para o desenvolvimento do mesmo foram contemplados alunos de 3ª e 4ª séries da escola pública Amintas Rocha, da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, no bairro Jardim Castanheiras, na cidade de São José dos Campos. O público alvo constituiu-se de 30 alunos, de ambos os sexos com idades entre 8 e 11 anos, com nível socioeconômico variado, com os quais foi desenvolvido o conteúdo da dança folclórica tradicional do nordeste (dança do coco), por intermédio de conceitos, procedimentos e atitudes. Os dados foram coletados utilizando-se como instrumento a observação participante e analisados descritivamente, tendo como indicadores de análise a expressão corporal utilizada, a relação de gênero e a relação interpessoal. Com base nos resultados do estudo foi possível verificar que a aplicação da dança escolar é um elemento significativo de inclusão social dentro da aula de Educação Física no contexto atual, mesmo em face aos problemas da falta de estrutura, interferência da mídia e do sexismo.
Palavras-chave: Danças folclóricas, Educação Física escolar, abordagem crítico-emancipatória.
Heraldo Marconi da Costa Teixeira, Gisele Maria Schwartz, Danilo Santiago, Graziela Pascom Caparroz.