A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL PARA CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS
Tiago Aquino da Costa e Silva, Kaoê Giro Ferraz Gonçalves, Mérie Hellen Gomes de Araujo, Claudete Giro.
O presente artigo tem como objetivo comparar os métodos tradicional e lúdico na aprendizagem do nado crawl para crianças de 5 e 6 anos, bem como o nível de interesse dos alunos e a melhora técnica do nado proposto. Foram investigados 80 alunos, sendo 48 meninas e 32 meninos, com 40 alunos no grupo experimental (A) e 40 no controle (B), com um tempo mínimo de prática de 4 meses. Os alunos do grupo A foram submetidos a 8 aulas lúdicas e temáticas e do grupo B a 8 aulas na pedagogia tradicional.Os dados foram coletados mediante um questionário específico para este trabalho, contendo perguntas sobre o nível de interesse dos alunos na prática das aulas e a análise técnica do nado crawl, para ambos os grupos. Para análise os dados, utilizou-se levantamento de freqüência e porcentagem. Obteve-se, assim, que, 31 alunos (77,5%) relataram que gostaram da aula com a proposta lúdica, sendo motivante e interessante e 9 alunos (22,5%) não gostaram da aula. O grupo controle teve 22 alunos (55%) que gostaram da aula tradicional e 18 (45%) não gostaram. O método Lúdico acumulou 71 pontos na melhora técnica do nado e o método tradicional teve 42 pontos de evolução. Concluímos que o Método Lúdico teve maior atenção, concentração e interesse dos alunos nas aulas, possibilitando um melhor aprendizado técnico.
Palavras-chave: Nado crawl, aprendizado e lúdico.
Tiago Aquino da Costa e Silva, Kaoê Giro Ferraz Gonçalves, Mérie Hellen Gomes de Araujo, Claudete Giro.