BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Louise Cruz Pontes de Oliveira, Aline da Silva Souza, Micheli Lima Cunha, Solange Xavier Monteiro, Juliane Jellmayer Fechio.

Resumo

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcam e caracterizam esta disciplina e os novos rumos que estão se delineando. Há uma constante preocupação em garantir que a Educação Física Escolar seja exercida com o seu devido valor e importância. No entanto, algumas dificuldades que a área enfrenta, muitas vezes promovem uma desvalorização por parte da população e dos alunos. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi verificar a percepção de alunos da rede pública do Ensino Médio em relação às aulas de Educação Física. Fizeram parte deste estudo 397 alunos do Ensino Médio de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos (= 16 anos ± 1,14). Todos os participantes eram estudantes do diurno de duas escolas da rede pública da cidade de São Vicente. O instrumento utilizado foi o “Questionário Diagnóstico” reduzido e adaptado de Figueira Junior (2000). Os resultados demonstraram que 82% dos alunos têm prazer em participar das aulas de Educação Física, 92% acreditam que as aulas de Educação Física na escola são importantes e 73% não arrumam desculpas para ficarem apenas assistindo. Apesar da maioria (64%) não receber o incentivo dos pais para participar das aulas, 76% dos participantes fariam as aulas mesmo se não fossem obrigados. Conclui-se que a maioria teve uma boa percepção da disciplina. No entanto, faz-se necessária novas investigações com a intenção de verificar se o mesmo ocorreria, por exemplo, em escolas particulares.

Palavras-chave: Educação Física escolar, Adolescência, Ensino Médio.

Abstract
Palavras Chave

Louise Cruz Pontes de Oliveira, Aline da Silva Souza, Micheli Lima Cunha, Solange Xavier Monteiro, Juliane Jellmayer Fechio.

Pesquisar artigos

Publicações