A SOCIOMETRIA COM UM INDICATIVO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Aline Basso, Claudia Foganholi, Mey de Abreu van Munster.
O presente estudo teve como objetivo investigar se os testes sociométricos poderiam consistir um instrumento complementar de avaliação visando verificar a situação de inclusão (ou não) de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física Escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo exploratória desenvolvida com uma turma de terceira série do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Araraquara/SP, da qual participa um aluno com deficiência física. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o teste sociométrico em associação à observação sistemática. Após a análise dos resultados obtidos com o teste sociométrico foram elaborados uma matriz sociométrica e um sociograma. Quando comparados os dados registrados por meio das observações com os fornecidos pelo teste sociométrico, foi possível constatar que os resultados coincidem, pois ambos indicaram que o aluno em questão é bem aceito pelos colegas nas aulas de Educação Física Escolar. Conclui-se, nesse caso específico que, o teste sociométrico pode consistir um instrumento complementar de avaliação para indicar a situação de inclusão das pessoas com necessidades especiais nas aulas de Educação Física Escolar.
Palavras-chave: Inclusão, Sociometria, Educação Física Escolar.
Aline Basso, Claudia Foganholi, Mey de Abreu van Munster.