ANÁLISE METODOLÓGICA DE CONTEÚDO AUDIO VISUAL PROPOSTO PARA COMERCIALIZAÇÃO EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA: SOB O PONTO DE VISTA ACADÊMICO E CIENTÍFICO
Lizianny Leite Damascena, Gigliola Cibele Cunha da Silva, Mônica da Silveira Torres, Rômulo José Dantas Medeiros, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
Introdução: Diante do grande número de modalidades física oferecidas em academias de ginástica com o intuito de atrair uma maior clientela, o presente estudo objetiva analisar metodologicamente e qualitativamente conteúdos áudios visuais comercializados para estes ambientes. Metodologia: O estudo caracteriza-se como qualitativo, metodológico, transversal, realizado com os conteúdos de dois DVD’s comercializados pela Body Systems denominados de Body Jam (BJ) e Body Combat (BC). Os respectivos DVD’s foram assistidos sete vezes, e registrou-se os dados analisando sete categorias, que forma: sistemas energéticos, controle de intensidade, estrutura da sessão de treinamento, exercícios cíclicos e acíclicos, tempo de duração e nível de complexidade dos exercícios e clientela indicada. Utilizou-se a síntese de cada fase analisada por meio de relatório. Resultados: encontrou-se que: quanto aos sistemas energéticos: os dois conteúdos são de predominância aeróbia com duração total de 50min a 60min; quanto ao controle de intensidade: não se aplica, e as intensidades variam; quanto a estrutura da sessão de treinamento: padrão universal constituído de aquecimento, propriamente dita e volta à calma, sendo que, no BC a sessão é dividida em 10 fases: aquecimento, primeiro combate, primeiro power training, segundo combate, segundo power training, terceiro combate, Muay Thai, terceiro power training, flexões abdominais e alongamentos e o BJ em seqüências de nove músicas: aquecimento, estilo dançante, estilo latino, Hip-Hop I, trabalho cardiorrespiratório I, Hip-Hop II, Festa latina, trabalho cardiorrespiratório II, esfriamento; ambos predominam os exercícios acíclicos; quanto ao tempo de duração: tanto no BC quanto no BJ a média é de 5min para cada música ou fase; quanto ao nível de complexidade dos exercícios: médio e quanto a clientela indicada: tanto o conteúdo do BC quanto o BJ indicaram a necessidade de experiência anterior em atividades de ritmo e coordenação em idades variadas, porém não foram recomendadas para a terceira idade e portadores de osteoporose, principalmente o BC, que foi indicado para indivíduos com grau de condicionamento físico elevado, embora tenha sido demonstrado ausência de carga e fases de vôo (impacto com saltos). Conclusão: destinado aos profissionais de Educação Física, os vídeos exigem conhecimentos em fisiologia do exercício, didática no domínio pedagógico, dança e artes marciais, treinamento desportivo e primeiros socorros, para que os métodos de aula possam ser aplicados de forma correta e eficaz.
Palavras-chave: ginástica, exercício, academia.
Lizianny Leite Damascena, Gigliola Cibele Cunha da Silva, Mônica da Silveira Torres, Rômulo José Dantas Medeiros, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.