BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

ASPECTOS RELACIONADOS A ATITUDES DE EXCLUSÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Leonardo Liziero, Marcelo Victor da Rosa, Claudia Aparecida Stefane.

Resumo

Este estudo foi o produto final do curso “Educação Física e Cultura”, dirigido ao grupo PET Educação Física da UFMS. O objetivo do estudo foi discutir, sob um olhar antropológico, atitudes de exclusão existentes nas aulas de Educação Física e os aspectos que as propiciam. As observações foram realizadas com uma classe de 5º ano de uma escola pública municipal em Terenos, MS. Foi elaborado um roteiro de observação que contemplava possíveis aspectos de exclusão, tanto na prática docente quanto pelos próprios alunos. Por meio deste foram redigidos relatórios de aula, dos quais os dados foram discutidos com base no referencial teórico do curso. Os resultados demonstraram como possíveis atitudes de exclusão: relações de gênero com hierarquização do sexo masculino, atitudes competitivas e auto-exclusão. Estas se davam por modelos socialmente impostos. Deve-se atentar a estes aspectos e desenvolver uma Educação Física em processo de alteridade, com perspectivas humanista e intercultural.

Palavras-chave: Exclusão. Alteridade. Educação Física Escolar

Abstract
Palavras Chave

Leonardo Liziero, Marcelo Victor da Rosa, Claudia Aparecida Stefane.

Pesquisar artigos

Publicações