ATIVIDADES LÚDICAS REALIZADAS NO RECREIO E NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO REALIZADO NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL-RS
Jôse Luisa Rachor, Sandra Mara Mayer, Miria Suzana Burgos.
Esta pesquisa tem como objetivo verificar as possíveis semelhanças/diferenças entre as atividades lúdicas praticadas no recreio, nas aulas de Educação Física nas Séries Iniciais. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas para um total de 339 alunos de quatro escolas da Zona Rural de Santa Cruz do Sul-RS, no período de agosto á novembro de 2007, sendo 02 escolas municipais e 02 escolas estaduais, com idades entre 5 e 13 anos, de ambos os sexos. Constatou-se que às atividades preferidas pelos entrevistados no recreio e nas aulas de Educação Física foram os jogos de regras cooperação incipiente, e os jogos de regras codificação de regras. Portanto, observa-se um consentimento entre as atividades preferidas nesses dois contextos – recreio e aula de Educação Física. Sendo assim, as atividades mais citadas entre o sexo masculino foram futebol, voleibol, basquetebol, pique bandeira, caçador e newcom, além de pega-pega, esconde-esconde. Para o sexo feminino, as atividades mais citadas ficam entre voleibol, futebol, pique bandeira, caçador, pular elástico, pular corda, pega-pega e esconde-esconde.Portanto, após as entrevistas, discussão e análise dos dados levantados, constata-se que as atividades preferidas entre os escolares de norte a oeste de quatro escolas rurais de Santa Cruz do Sul, são as mesmas quando se trata do contexto recreio escolar e aulas de Educação Física.
Palavras-chave: Atividades-Lúdicas, Escolares, Educação Física.
Jôse Luisa Rachor, Sandra Mara Mayer, Miria Suzana Burgos.