BIBLIOTECA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Seja bem vindo ao acervo de artigos da Fontoura Editora

COMPETÊNCIAS PERCEBIDAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para baixar o artigo clique aqui
Autor(es)

Marília Roberta de Carvalho Lima, Raquel Felipe de Vasconcelos Carneiro, Danilo Lopes Ferreira Lima, Liana Maria Carvalho Braid, Fernanda Goersch Fontenele.

Resumo

A integração da educação infantil no sistema educacional brasileiro proporcionou ao profissional de Educação Física um novo campo de intervenção. Assim pretendeu-se, com este estudo, identificar as competências percebidas nesses profissionais no seu desempenho na educação infantil - pré-escola. Participaram do estudo 8 professores graduados em Educação Física, 7 do sexo feminino e 1 masculino. A coleta de dados constou em um questionário de perguntas fechadas e abertas. Dos 8 professores com nível superior completo, 6 (60%) possuem especialização completa. Quanto ao tempo que atuam na educação infantil, 5 (62%) dos professores atuam há mais de 5 anos. A experiência profissional foi apontada pela grande maioria como um conhecimento necessário para o profissional atuar na educação infantil (34%). Conclui-se que o presente estudo poderá ser usado como parâmetro para se estabelecer as competências percebidas pelo professor de Educação Física para desempenho na educação infantil da cidade de Fortaleza.

Palavras-chave: Educação Física e treinamento, educação infantil, educação baseada em competências

Abstract
Palavras Chave

Marília Roberta de Carvalho Lima, Raquel Felipe de Vasconcelos Carneiro, Danilo Lopes Ferreira Lima, Liana Maria Carvalho Braid, Fernanda Goersch Fontenele.

Pesquisar artigos

Publicações