CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO – EJA NA ESCOLA ESTADUAL RISOLETA NEVES
Elizângela de Souza Bernaldino, Ivete de Aquino Freire, Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.
Atualmente no contexto escolar as aulas de Educação Física têm enfatizado as práticas esportivas, o que caracteriza que os conteúdos da mesma na escola não estão sendo bem distribuídos e desenvolvidos. Observa-se ainda uma necessidade dos docentes se empenharem em promover uma Educação Física para saúde e qualidade de vida, bem como desenvolver seus conteúdos contemplando os aspectos teóricos e práticos da mesma. Principalmente porque é crescente o número de doenças crônico-degenerativas advindas do sedentarismo, o que acaba gerando um problema de saúde pública. Por este motivo, este estudo apresenta como objetivo identificar e analisar as contribuições da disciplina Educação Física para os alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa por sua vez caracteriza-se como um estudo de caso com cunho qualitativo e quantitativo realizado na Escola Estadual Risoleta Neves com 67 alunos nas séries 1º, 2º e 3º ano. Para coleta das informações foi utilizada a escala de Likert com oito questões de múltiplas escolhas, sendo que a análise dos dados foi baseada na estatística descritiva. Os resultados alcançados apontam que a Educação Física no contexto escolar está passando por mudanças no que se refere à importância atribuída pelos alunos, estes consideram a disciplina Educação Física como sendo necessária para promoção da saúde e qualidade de vida, todavia foi verificada também uma grande dificuldade dos discentes em relacionar como conteúdos da Educação Física, fatores como associação atividade física, aptidão física, prevenção de doenças e promoção da saúde. Desta forma, este estudo comprova e considera importante que a Educação Física Escolar seja desenvolvida com intuito de promoção da saúde, autonomia e formação integral do aluno, bem como se torna fundamental não só a sistematização dos conteúdos de acordos com os objetivos da Educação Física, mas também a aplicabilidade teórica e prática destes conteúdos por parte dos docentes desta disciplina.
Palavras-chave: Educação Física; Escola; Conteúdos; Saúde; Qualidade de Vida.
Elizângela de Souza Bernaldino, Ivete de Aquino Freire, Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.