CULTURA ESCOLAR: A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Adelgício Ribeiro, Áulus Valérius, Fabiano Narimatsu.
O objetivo deste trabalho é resgatar o debate em torno da cultura escolar no âmbito da Educação Física. Consideramos que existe uma diversidade de concepções, propostas pedagógicas e formas de entender a Educação Física na escola. As práticas escolares são estabelecidas conforme a experiência de vida e formação do professor de Educação Física, que são de fundamental importância na construção da cultura escolar. Existem, portanto, diferentes práticas em cada unidade escolar como conseqüência da cultura escolar, cuja construção tem historicidade, produto das relações que marcam a cotidianidade da escola e daqueles que a produzem. Por isso, percebemos que em algumas unidades escolares a prática de Futebol é deliberada, em outras há o predomínio da prática de Handebol, ou de Basquetebol, ou de Voleibol, e ainda de Dança nas suas mais variadas formas de manifestação. Conhecer o que determina as práticas e os fazeres no cotidiano do professor de educação física na escola implica compreender os processos de construção da cultura e das práticas escolares.
Palavras-chave: cultura escolar, prática escolar, educação física da escola.
Adelgício Ribeiro, Áulus Valérius, Fabiano Narimatsu.