COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE DEPENDÊNCIA AO EXERCÍCIO FÍSICO ENTRE UNIVERSITÁRIOS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIA
Eduardo Caldas Dantas Lopes, Rogério Tasca Nunes, Vinícius de Oliveira Damasceno, Renato Miranda, Maurício Gattás Bara Filho.
Objetivo: Comparar o nível de dependência ao exercício físico entre universitários e praticantes de atividade física em academia. Descrição Metodológica: O presente estudo foi realizado com 106 indivíduos de ambos os sexos, com idade média de 28,0 ± 9,4 anos, sendo 64 praticantes de atividades físicas regulares em academia (mínimo de 3 vezes por semanas) e 42 universitários. O instrumento utilizado na pesquisa foi a versão brasileira adaptada por Rosa (2001) da Negative Scale Addiction de Hailey & Bailey, 1982 e sua aplicação nas amostras selecionadas foi realizada dentro do ambiente de realização das atividades físicas. Descrição dos Resultados: Analisando os gêneros da amostra (62,2% - masculino e 37,7%- feminino) pôde-se avaliar que houve grande semelhança em relação à distribuição percentual dos mesmos nos níveis de dependência, tendo maior expressividade o nível de dependência médio, 5 a 9 pontos, (43,9% – M e 60,0% - F). Porém analisando os grupos e gêneros separadamente, obtêm-se dados comparativos importantes que diferenciam estes grupos. O grupo que registrou os maiores valores percentuais de alta dependência foi o academia (20,51% - M e 16% - F), em ambos os gêneros, atingindo também o maior valor de média dependência (72%- F) e o segundo maior deste nível (48,71% -M). O grupo universitários apresentou seus valores mais expressivos, indiferente do gênero, no nível de dependência baixa (62,96% - M e 60,0% - F). Conclusão: Neste estudo os praticantes de atividade física em academia apresentaram-se mais dependentes ao exercício físico do que os universitários. Palavras chave: Dependência, universitários, academia, questionário (NAS), exercício físico.
Eduardo Caldas Dantas Lopes, Rogério Tasca Nunes, Vinícius de Oliveira Damasceno, Renato Miranda, Maurício Gattás Bara Filho.