FATORES MOTIVACIONAIS EM PRATICANTES DE VOLEIBOL ESCOLAR DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PB
Kátia Lígia dos Santos Silva, Suhellen de Fátima Lima Barbosa, José Judimaci Marques Ricarte, Gilmário Ricarte Batista, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
O objetivo do presente estudo foi analisar a motivação de praticantes de voleibol escolar da cidade de João Pessoa, PB. A amostra foi composta por quarenta e seis (n=46) adolescentes, com a idade entre 13 e 18 anos, do sexo feminino, praticantes de voleibol da rede privada do município. O instrumento utilizado na pesquisa para a coleta de dados foi o inventário de Gaya e Cardoso (1998), que classifica os fatores motivacionais em três categorias: competência desportiva, saúde e amizade/lazer. Os resultados encontrados mostram que a Competência desportiva e a Saúde foram as categorias que apresentaram maior relevância; no que se diz respeito à Amizade/Lazer, os resultados demonstrados revelam um menor interesse dessas jovens pela prática do voleibol escolar. Os motivos mais comuns voltados para a categoria desportiva são: Tornar-se atleta da modalidade – aspecto que apresentou maior relevância – e Para competir – que obteve menor importância; na categoria Saúde: Para manter a saúde – apresentou grande relevância; nessa mesma categoria ficaram os quesitos Para desenvolver a musculatura e Para emagrecer – pelas quais foi demonstrado um menor interesse - por fim, a categoria Amizade/Lazer, que teve o aspecto Porque eu gosto como o mais relevante da categoria e como o menos relevante Pra não ficar em casa. Concluiu-se, diante dos dados apresentados, que os fatores relacionados à Competência desportiva e Saúde foram os de maior importância. No entanto, a questão relacionada à Amizade/Lazer, desde que não esteja voltada exclusivamente para a recreação, também aparece como um importante fator motivacional para essas praticantes do voleibol. A alta incidência na categoria Saúde pode ter relação com a grande difusão de informações sobre qualidade de vida tanto no meio escolar e na mídia em geral como no ambiente familiar; deve-se, também, ao crescente número de pesquisas relacionadas ao tema ora efetivadas.
Palavras-chave: Voleibol. Escola. Motivação.
Kátia Lígia dos Santos Silva, Suhellen de Fátima Lima Barbosa, José Judimaci Marques Ricarte, Gilmário Ricarte Batista, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.