MOTIVAÇÃO À CARREIRA DE ALUNOS DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Ricardo Hugo Gonzalez, Alexandre Ortiz Ferreira.
Esta pesquisa explora diferenças (ou semelhanças) estatísticas em quatro importantes dimensões da motivação à carreira de estudantes universitários do curso de Educação Física, segundo a variável de controle “Sexo”: Significação do Trabalho, Autoconceito Profissional, Preparação à Carreira e Aspirações Profissionais. Uma amostra de 202 estudantes, de ambos os sexos, respondeu ao Questionário de Motivação Referente à Carreira (QMRC-48). Resultados demonstraram não haver diferenças significativas nas médias conforme a variável controlada em estudo. Parece que a variável sexo não é suficiente para discriminar os niveis de motivação à carreira dos estudantes investigados. Estudos longitudinais e transeccionais, incluindo uma extensão maior de anos de estudo seriam indicados para melhor explorar a presença de diferenças significativas entre as médias das variáveis.
Palavras-chave: motivação a carreira, estudantes universitários, educação física.
Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Marcus Levi Lopes Barbosa, Ricardo Hugo Gonzalez, Alexandre Ortiz Ferreira.