NATAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO A PARTIR DOS CONCEITOS DE VYGOTSKY
Francine Ribeiro Nery, Daniel Godoi, Cléia Gomes Marianelli, André da Silva Mello, Wagner dos Santos.
Objetiva apresentar o resultado de um processo de intervenção realizado na natação infantil que tomou os estudos de Vygotsky como referencial norteador. Participaram da pesquisa onze crianças de ambos os sexos, de sete a oito anos de idade, inscritos no Projeto Social “Esporte Cidadão” efetuado no município de Vila Velha – ES. A metodologia foi de caráter qualitativo constituindo-se de pesquisa de campo do tipo intervenção, cujos instrumentos de coleta de dados foram, observação com registro em diário de campo e fotográfico, filmagem das aulas. Os resultados da pesquisa indicaram outras possibilidades para o ensino da natação que supera o enfoque na perspectiva psicomotora ou desportivizante.
Palavras-chave: Educação Física. Natação. Brinquedo Lúdico.
Francine Ribeiro Nery, Daniel Godoi, Cléia Gomes Marianelli, André da Silva Mello, Wagner dos Santos.