NÍVEIS DE MATURIDADE PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Alexandre Ortiz Ferreira, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Ricardo Hugo Gonzalez, Marcus Levi Lopes Barbosa.
Este estudo explora diferenças nos níveis de maturidade profissional, segundo sexo. Uma amostra de 202 estudantes universitários de Educação Física, de ambos os sexos, respondeu o Questionário de Educação à Carreira (QEC). Resultados indicam que as estudantes apresentam médias nominalmente maiores que seus pares do sexo masculino nas sete dimensões medidas. Mas, apenas em 3 dimensões essas diferenças foram significativas (p < 0,05). Uma das principais conclusões é que, possivelmente, fatores sócio-culturais atuam na criação/formação das estudantes que facilitam a manifestação de habilidade e disponibilidade para pesquisar e conservar um emprego, de iniciativa para consultar pessoas e fontes diversas de informação e, finalmente, de atitude e interesse para realizar atividades de exploração com o objetivo de melhor conhecer a profissão de educador físico. Novos estudos devem esclarecer algumas hipóteses levantadas, assim como explorar possíveis diferenças de acordo com o controle de outras importantes variáveis (por exemplo, faixa etária).
Palavras-chave: maturidade profissional, desenvolvimento de carreira, educação física, estudantes universitários.
Alexandre Ortiz Ferreira, Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Ricardo Hugo Gonzalez, Marcus Levi Lopes Barbosa.