NOVOS OLHARES SOBRE O ESPORTE DA ESCOLA: O CASO DO ESPORTE COLETIVO
Adalberto Bento, Irene Conceição Andrade Rangel
O esporte coletivo vem sendo ensinado nas aulas de Educação Física escolar de forma a reproduzir alguns padrões do esporte de alto rendimento. Baseado em metodologias que se centram, ora no desenvolvimento isolado das técnicas, ora na prática do jogo formal desta ou daquela modalidade, este ensino tem gerado problemas no entendimento do jogo por parte dos alunos. Outro elemento a ser considerado refere-se a fatores como a exclusão, por vezes promovida pelas práticas repetitivas comuns a estas metodologias. Este estudo propõe a utilização de uma metodologia que, centrada nos determinantes internos que definem a prática do jogo, busca o desenvolvimento de elementos técnicos e táticos como elementos relacionados. Através da utilização de modelos de simplificação tática e solução de situações problema, permite o desenvolvimento do conhecimento necessário para se jogar bem.O objetivo foi verificar a existência ou não, de alterações significativas no entendimento dos determinantes do jogo e, conseqüentemente, na prática do mesmo por parte dos alunos, após a utilização da metodologia de Garganta (1995). Aplicada em duas escolas da rede estadual do município de Araras, interior de São Paulo, tal metodologia promoveu, nos alunos participantes, importantes alterações no entendimento do jogo em busca de soluções para os problemas impostos pelo mesmo. Trata-se de uma proposta a ser considera, uma vez que permite a participação indistinta de todos, bem como o desenvolvimento do conhecimento do aluno sobre a modalidade em questão.
Palavras-chave: Educação Física; Esportes Coletivos; Compreensão.
Adalberto Bento, Irene Conceição Andrade Rangel