O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PB
Suhellen de Fátima Lima Barbosa; Kátia Lígia dos Santos Silva; Gilmário Ricarte Batista; José Judimaci Marques Ricarte; Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
Este estudo teve como objetivo analisar o lúdico nas aulas de Educação Física como proposta para a qualidade do ensino, relacionando a prática deste com o aprender brincando, de modo a proporcionar qualidade de vida e uma cultura construtiva ao aluno. A amostra constituiu-se por dezoito (n=18) professores de oito (08) escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Na pesquisa de campo foi utilizado um questionário constituído por uma série ordenada de perguntas compostas por questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. No plano analítico foi utilizada a estatística descritiva. Quanto ao resultado da pesquisa, constatou-se que 100% das escolas analisadas possuem três sessões de aulas semanais, praticadas da seguinte forma: 12% exploraram cultura corporal, 46% conduziram atividades prazerosas, 21% transmitiram valores significativos à sociedade, 15 % cumpriram com sua carga horária e seu plano de ensino e 6 % realizaram habilidades motoras + atividade para a promoção de saúde; do universo pesquisado, 78% dos professores consideram suas aulas de boa qualidade e 22% responsabilizaram a falta de um espaço físico adequado para a melhoria do ensino como justificativa por não terem um retorno adequado de suas aulas. Consoante com o quadro, consideramos que a aula de Educação Física só se dará com qualidade quando nela forem estabelecidos princípios lúdicos, pois não podemos compreender uma aula de qualidade, em especial para alunos da Educação Infantil e dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, sem a ludicidade.
Palavras-chave: Lúdico. Qualidade da aula. Educação Física.
Suhellen de Fátima Lima Barbosa; Kátia Lígia dos Santos Silva; Gilmário Ricarte Batista; José Judimaci Marques Ricarte; Maria do Socorro Cirilo de Sousa.