O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
André Luiz do Nascimento Camacho, Walmer Monteiro Chaves.
O objetivo desta pesquisa é verificar os diversos conceitos, tipos e instrumentos de avaliação, utilizados pelos professores de Educação Física no ensino fundamental. O problema está centrado na seguinte questão: quais instrumentos e/ou critérios estão sendo utilizados pelos professores nas avaliações de seus alunos? Este estudo é do tipo descritivo, de cunho qualitativo, sendo utilizado um questionário fechado direcionado para uma amostra de 100 (cem) professores de Educação Física que atuam em escolas privadas ou públicas do ensino fundamental nos municípios de Niterói e São Gonçalo / RJ. Conclui-se que a avaliação e os instrumentos utilizados pelos profissionais estão voltados mais para o aspecto qualitativo, centrados em uma abordagem formativa, valorizando as atitudes e os comportamentos, os hábitos saudáveis, o envolvimento e o empenho na realização das atividades dentro dos limites e possibilidades individuais dos alunos. A auto-avaliação é utilizada como um dos instrumentos e os poucos alunos que ficam em recuperação geralmente os motivos estão associados às faltas freqüentes e às relações interpessoais, sendo nestes casos aplicado como forma de avaliação os trabalhos teóricos individuais. Os resultados apurados foram bem positivos no sentido da quebra do paradigma centrado nas práticas avaliativas baseadas em critérios de performance e rendimento técnico dos alunos no contexto escolar.
Palavras-chave: Avaliação; Educação Física; Escola.
André Luiz do Nascimento Camacho, Walmer Monteiro Chaves.