PANORAMA DAS TRANSFERÊNCIAS DE JOGADORES DE FUTEBOL DE CLUBES BRASILEIROS PARA O EXTERIOR ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2007
Fernando Augusto Sodré da Silva, José Geraldo do Carmo Salles, José Alberto Pinto, Adelon Soares Ansaloni, Leandro Carlos da Silva.
O presente estudo visa apresentar um panorama a respeito das transferências de atletas do futebol brasileiro para o exterior no período compreendido entre 2002 e 2007. A fonte deste estudo é o site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) através do link Registro de Jogadores. Este corte temporal se justifica pelos números disponibilizados pela CBF. Os números demonstram um constante fluxo de jogadores oriundos de diversos clubes nacionais. Evidencia-se uma predominância das regiões Sul e Sudeste sobre as demais, o que parece lógico uma vez que nestas se localizam as principais agremiações. Entretanto, estes números tomam vulto em função de inúmeros clubes sem expressão, nestas regiões e que se quer participam dos campeonatos estaduais a nível de primeira e segunda divisão. Embora os países europeus sejam os principais importadores, os países sem nenhuma expressão no mundo da bola também estão presentes neste processo, como por exemplo, Indonésia, Vietnã, Hong-Kong entre outros. Isso demonstra a princípio dois fatores de destaque: a valorização da competência dos nossos atletas e à força do futebol como produto de exportação da economia nacional.
Palavras-chave: futebol, transferências, jogadores brasileiros.
Fernando Augusto Sodré da Silva, José Geraldo do Carmo Salles, José Alberto Pinto, Adelon Soares Ansaloni, Leandro Carlos da Silva.