PROGRAMA DE ESCALADA EM ROCHA COMO EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Dimitri Wuo Pereira, Gisele Santos de Carvalho, Friedrich Richter.
A educação é um tema para discussão em todas as partes do mundo, debatendo-se o papel que desempenha no desenvolvimento das pessoas e da sociedade focando-se na qualidade que garanta a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem (BRASIL, 1998). Costa (1992), estabelecendo uma relação entre educação e natureza sugeriu que podemos antever uma Educação Física de caráter ecológico, sendo a escalada uma das modalidades do esporte de aventura que está contida no eixo transversal meio ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999). Pensamos na escalada, pois é uma atividade humana que busca uma ascensão, por motivos esportivos, de saúde, de exploração etc. (GALLAHUE & OZMUN, 2001), e que segundo Hyder (1999) vem ganhando novos adeptos inclusive nas escolas. Pretendemos demonstrar os benefícios da aprendizagem da escalada no ensino médio bem como os motivos e expectativas dos alunos nessa prática. O método utilizado foi o estudo de caso avaliativo Thomas & Nelson (2002), com o propósito de revelar como essa proposta de Educação Física se organiza em uma instituição de ensino de São Paulo. Os resultados demonstram a escolha por essa atividade como uma opção diferenciada para as aulas de Educação Física regular. Também apresentaram que os participantes do programa compreenderam o conceito da atividade proposta. O programa valorizou nos alunos a convivência com a natureza, que segundo Costa (2000), proporciona lazer e induz o praticante a interagir de forma consciente, adquirindo respeito à natureza e assim o respeito próprio. Pelo caráter diferenciado, o programa obteve participação efetiva e motivada dos alunos, despertando o interesse na atividade física. Entre os benefícios citados tivemos aspectos físicos, afetivos, sociais e psíquicos, contribuindo com a formação dos cidadãos conscientes, críticos e com autonomia para tomar suas próprias decisões concordando com os PCN’s (BRASIL,1999), reafirmando sua importância no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar. Acreditamos que esse estudo possa contribuir para uma reflexão de uma Educação Física voltada para os valores da cidadania, da ética e do compromisso com o meio ambiente, sendo relevante à contribuição da escalada nesse sentido.
Palavras-chave: Escalada, ensino médio, educação física
Dimitri Wuo Pereira, Gisele Santos de Carvalho, Friedrich Richter.