REPRESENTAÇÕES ESTÉTICO-CORPORAIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Paulo César Antonini de Souza, Luiz Eduardo Divino.
Este artigo é o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida pelas disciplinas Educação Física, Arte e Português, no ano de 2007, junto aos estudantes do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Professora Dinah Lucia Balestrero, localizada na cidade de Brotas, interior de São Paulo. O trabalho objetivou a identificação, através de leituras e vivências, do nível de influência que a mídia exerce na idealização de padrões estético-corporais, e que situações e/ou momentos podem se valer dessa influência para fortalecer essa busca pelo corpo ideal. As atividades utilizadas para realização do trabalho foram promovidas de modo interdisciplinar pelas três disciplinas, valorizando as opiniões e interferências dos discentes no encaminhamento das ações do projeto. Textos, ilustrações e representações corporais, além de relatórios, foram produzidos pelos estudantes, e sua leitura compartilhada entre todos, de maneira a promover a troca de conhecimentos e a desconstrução e/ou construção de posturas individuais sobre as percepções alcançadas durante o trabalho.
Palavras-chave: corpo, mídia, reflexão, escola, interdisciplinaridade.
Fábio Ricardo Mizuno Lemos, Paulo César Antonini de Souza, Luiz Eduardo Divino.