TURMAS DE TREINAMENTO ESPORTIVO NAS ESCOLAS – DEBATE SOBRE APLICAÇÕES E SIGNIFICADOS EM ESCOLAS DO INTERIOR PAULISTA
Rodrigo Romero Faria Santos, Ricardo Dantas de Lucas, Luciana Moreira Motta, Maria Georgina Marques Tonello.
As turmas de treinamento esportivo com fins competitivos têm sido discutidos no âmbito acadêmico. O processo de treinamento esportivo depende completamente dos mecanismos de adaptação que o organismo humano dispõe, frente a um conjunto de estímulos, fica claro em muitos casos que o tempo dispendido nas aulas de turmas de treinamento nas escolas se torna insuficiente para preparar os alunos para esportes de competição. Esta pesquisa buscou interrogar professores de educação física da rede pública e particular para saber como eles faziam a inserção do treinamento esportivo nas escolas onde lecionavam para de certa forma atender a participação em campeonatos e o cumprimento pedagógico deste quesito. De um modo geral, todos os professores entrevistados das escolas participantes tinham dificuldade em inserir o treinamento esportivo nas aulas de maneira eficaz a ponto de produzir rendimento nas competições e utilizavam muitas vezes, a aula de Educação Física, dias antes dos jogos para o treinamento técnico e tático dos alunos. Concluímos que há necessidade urgente em se integrar propostas de treinamento esportivos e as aulas de Educação Física de maneira a atender os objetivos de cada uma dessas vertentes, promovendo um trabalho contínuo e de mútua colaboração. Para isso, estudos devem ser incentivados na área para que haja um consenso na elaboração de um projeto pedagógico mais prático e eficaz.
Palavras-chave: Esporte, Treinamento, Educação Física Escolar.
Rodrigo Romero Faria Santos, Ricardo Dantas de Lucas, Luciana Moreira Motta, Maria Georgina Marques Tonello.