ANÁLISE ANTROPOMÉTRICA E PERFIL SOMATOTÍPICO DE ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE OFICINA DE FUTSAL NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
Weliton de Lacerda Fernandes, Glauber Carvalho Nobre, Anne Emanuelle da Silva Pereira, Paulo Rogério Pimentel Brayner, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.
Introdução: a antropometria constitui um método eficaz para a detecção de níveis de saúde através da análise dos componentes da composição corporal. O perfil somatotípico pode ser utilizado como indicador de saúde e de direcionamento para esportes específicos. O objetivo deste estudo é analisar variáveis antropométricas e perfil somatotípico de adolescentes participantes de oficina de futsal. Material e Métodos: decorre de um estudo descritivo, transversal, com dados primários, em 20 indivíduos de ambos os gêneros, sendo 13 homens e 07 mulheres com média de idade de 13,7+1,71dp anos, participantes de oficina de futsal em um bairro da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará selecionados de forma aleatória, que se submeteram as medidas de massa corporal (MC em kg), estatura (EST em m) equacionando índice de massa corporal (IMC), pontos de dobras cutâneas subescapular (SB) e triciptal (TR), para estimativa de percentual de gordura (%G) preconizada por Lohman (1986). Utilizou-se de estatística descritiva de média, desvio padrão, erro padrão, valores máximos e mínimos. Os Resultados encontraram que: gênero masculino: MC 43,25+8,65; EST 1,51+0,14; IMC 18,96+3,38 indicando peso normal; %G 17,04+7,68 como sendo nível ótimo; gênero feminino: MC 52,28+7,48; EST 1,57+0,07; IMC 21,3+3,8 indicando peso normal; %G 27,28+5,48 classificado como moderadamente alto; ENDO 4,27+2,08; MESO 5,19+1,79; ECTO 3,14+1,85; Considerações Finais: o estudo com base na amostra permitiu emitir as seguintes considerações finais: o gênero masculino apresentou medidas básicas de saúde mais direcionadas para os níveis normais em relação aos indivíduos do gênero feminino. Apesar do grupo ser reduzido, encontrou-se indivíduos de diversos tipo físicos, revelando um perfil somatotípico heterogênio.
Palavras-chave: adolescentes, antropometria, perfil somatotípico
Weliton de Lacerda Fernandes, Glauber Carvalho Nobre, Anne Emanuelle da Silva Pereira, Paulo Rogério Pimentel Brayner, Maria do Socorro Cirilo de Sousa.